Ração ou alimentação natural (AN)?

Primeiramente, vamos entender melhor o que é ração, que é o termo designado para definir a quantidade diária do alimento que assegure a ingestão diária de todos os elementos essenciais para a vida: – proteínas e seus aminoácidos, ácidos graxos, vitaminas e minerais que se equilibram na energia da dieta.

A este equilíbrio entre todos os elementos essenciais denominamos balanceamento da ração, que vária em função da idade do animal, peso corpóreo, condição fisiológica e condições gerais de saúde.

Essa fórmula balanceada pode vir através de rações comerciais ou por alimentação natural (AN), também denominada ração caseira formulada.

Vamos comentar um pouco sobre estas duas formas de alimentar nossos animais.

Alimentação Natural (AN)

Para humanos o consumo alimentar tem conotação social e cultural. Com o crescente processo de “humanização” de cães e gatos, os tutores associam essa conotação a seus animais de estimação.

Muitos tutores têm prazer em cozinhar para seus animais, dietas variadas, livres de substâncias por eles desconhecidas e declaradas nos rótulos de ração comercial. 

Evitam desta forma a presença de aditivos, preservativos, antioxidantes, flavorizantes, corantes e outros tantos químicos, enfim sabem o que estão dando de alimento, como eles foram processados e produzidos, enfim, tudo fresquinho.

E acima de tudo os cães e os gatos adoram! 

Uma grande vantagem da dieta natural está no aporte aumentado de água via alimento úmido aumentando a diurese do animal, favorecendo sua função renal. V

Vamos conhecer mais vantagens e desvantagens?

Vantagens
  • A palatabilidade é em geral muito alta, permitindo o rápido consumo do alimento
  • Certeza de qualidade dos ingredientes ofertados ao pet
  • Livre de corantes, flavorizantes e outros aditivos adicionados nas rações comerciais
Desvantagens
  • Requer assistência de profissional qualificado que assegure a ingestão de todos os elementos nutricionais essenciais à vida
  • Incerteza quanto ao balanceamento, bem como quantidade diária a ser ofertada
  • Cuidados adicionais com a conservação de porções adicionais produzidas

O ideal é que estas formulações e a escolha de seus ingredientes sejam supervisionadas e calculadas por veterinários com especialização em nutrição.

No entanto, alguns tutores recorrem a sites da internet que contém ingredientes impróprios e receitas que nem sempre estão balanceadas adequadamente.

O uso prolongado desse tipo de alimento pode levar sério prejuízo a saúde de seu animal como osteodistrofias, osteopenia, hiperparatireoidismo nutricional secundário, pansteatite, obesidade e diarreias severas.

 

Ração

As rações comerciais balanceadas em nosso país se apresentam em duas formas: ração enlatada (úmida) e ração em pacotes.

Ambas necessitam de autorizações especiais para comercialização, já que devem ser registradas junto ao Ministério da Agricultura, que determina a declaração dos valores mínimos dos elementos nutricionais essenciais (umidade, proteína bruta, extrato etéreo, matéria fibrosa, matéria mineral, cálcio, fósforo, potássio, sódio e dose diária recomendada).

São ainda exigidas a lista de matérias primas eventualmente utilizadas, transparência em relação ao fabricante, data fabricação e vencimento, bem como a identificação do responsável legal e técnico pelo produto.

Vamos conhecer as vantagens e desvantagens?

Vantagens
  • Certeza de ingestão dos nutrientes essenciais diários nas quantidades sugeridas pelo fabricante
  • Não adiciona afazeres relevantes na rotina do tutor
  • A armazenagem é fácil, já que simplesmente requer um ambiente seco e arejado
Desvantagens
  • Requer profunda avaliação das marcas disponíveis, as quais podem diferir em qualidade
  • Rótulos iguais não são necessariamente indicativos de igual qualidade
  • Palatabilidade é fundamental para que a quantidade sugerida seja rapidamente consumida (sem sobras nos potinhos)

Ao escolher ração comercial testar a aceitação pelo animal, submeter ao veterinário para análise de dose diária, ingredientes e balanceamento.

As rações de boa qualidade controlam a qualidade das matérias primas utilizadas em seus produtos, que são formulados seguindo recomendações da AAFCO (Association of American Feed Control Officials) e NRC (National Research Council).

 

E então , ração ou AN?

 

Na verdade, é possível a nutrição adequada através das duas possibilidades citadas. A escolha, portanto, ficará por conta do próprio tutor e sua rotina diária, prescrição veterinária e a partir de análise das vantagens e desvantagens de cada uma das alternativas levantadas.

Deixe o seu comentário

Todos os campos marcados com asterisco (*) são de preenchimento obrigatório