Quando você escolhe um filhote, você está prometendo cuidar dele por toda vida : )

Escolha sabiamente, cumpra sua promessa e aproveite uma das experiências mais gratificantes da vida! Veja só o manual do filhote que preparamos com tanto carinho para te ajudar nesse momento de descobertas e dúvidas sobre o que fazer nos primeiros momentos com seu novo amigo.

Quando você escolhe um filhote, você está prometendo cuidar dele por toda vida : )

Escolha sabiamente, cumpra sua promessa e aproveite uma das experiências mais gratificantes da vida! Veja só o manual do filhote que preparamos com tanto carinho para te ajudar nesse momento de descobertas e dúvidas sobre o que fazer nos primeiros momentos com seu novo amigo.

preparação

enxoval

cantinho

primeiras noites

veterinário

sociabilização

alimentação

xixi e cocô

banho

preparação

enxoval

cantinho

primeiras noites

veterinário

sociabilização

alimentação

xixi e cocô

banho

  • Preparação

Filhote é tão curioso quanto uma criança. Pensando assim, já fica um pouco mais fácil de entender os cuidados que temos que ter, para deixar a nossa casa sem riscos para o nosso pequeno recém-chegado. Reunimos aqui os itens mais importantes para você:

Atenção para deixar todos os fios e cabos elétricos bem escondidos e em locais que seu filhote não consiga acessar. Lembre-se que se forem muito pequeninos, podem entrar em locais inimagináveis. As boquinhas são bem curiosas e atrevidas, um cuidado extra com tomadas baixas é muito bem-vindo.

 Comigo-ninguém-pode é a mais clássica e mais conhecida entre as plantas tóxicas, mas são inúmeras outras que oferecem o mesmo tipo de perigo. Costela de Adão, Espada de São Jorge e Azaléia são outros tipos venenosos para os nossos amiguinhos, então, vale a pena fazer uma ampla pesquisa nas espécies que você mantém em casa e tirar do alcance dos filhotes as que não puderem ser ingeridas.

Filhotes são um pouco descoordenados ainda, estão aprendendo a dar seus pulinhos de forma mais certeira, subir e descer dos locais, correr e parar quando quiserem, sem sair rolando uns centímetros a mais. Isso é um grande perigo se por perto houver uma escada, enquanto não tem ninguém por perto supervisionando. Vale a pena colocar telas ou portões para evitar um acidente.

Nem todos os cães são bons nadadores e mesmo que sejam, podem cair numa piscina e nadar até a exaustão, infelizmente sem encontrar um local de apoio para saírem. Esse cuidado é válido por toda a vida do seu cão, mas com certeza, todos os cuidados devem ser redobrados quando falamos de filhotes. Cercar a piscina ou restringir o acesso do cachorro à área da piscina, pode prevenir sérios acidentes.

Se você mora em casa, muito cuidado no momento de entrada e saída dos carros. São dois perigos graves: seu filhote pode sair correndo para a rua ou ainda entrar embaixo do carro em movimento. Toda atenção é pouca, tenha certeza de que seu filhote está seguro dentro de casa ou no colo de alguém.

Coloque tela nas janelas e na sacada do seu apartamento, tenha certeza que não há vãos que permitam a passagem do seu filhote.

 Ingenuidade e curiosidade juntas, são o segredo para os filhotes nos deixarem “de cabelos em pé”! Tome cuidado com coisinhas pequenas em lugares que os filhotes possam alcançar, pois é quase certo que irá parar na boquinha curiosa do seu cãozinho que poderá se engasgar ou ter complicações piores com algo parado no seu trato digestivo.

O mesmo cuidado que relatamos no item sobre materiais pequenos, deve ser tomado em relação a objetos cortantes e perfurantes. Acidentes graves podem acontecer, previna-se!

Medicamentos humanos e veterinários, bem como substâncias tóxicas em geral devem ficar completamente fora do alcance dos filhotes. Prevenção nunca é demais.

Dependendo de onde você mora, pode haver uma incidência maior desses tipos de animais, como cobras, escorpiões e aranhas, por exemplo. Insetos como abelhas, moscas e marimbondos, já são mais comuns em todos os locais e todos eles oferecem riscos aos filhotes. A precaução aqui é nunca deixar seu cãozinho sem supervisão nas áreas externas da sua residência.

  • Enxoval

Para não ter que sair comprando tudo na última hora, assim que souber o tamanho do seu pequeno novo amigo, você já pode ir a uma loja (física ou online) e comprar os itens de primeira necessidade:

  • Potes para água e comida
  • Caminha
  • Toalha de banho
  • Brinquedos
  • Tapete higiênico ou bandeja
  • Cobertor
  • Shampoo / Escovas
  • Roupinha

Uma boa dica é comprar a caminha pensando no tamanho do seu pet adulto, afinal, normalmente é um investimento alto e o ideal é que possa durar por anos.

publicidade

  • Cantinho

Que gostoso quando a gente percebe que é bem-vindo e chegamos em um lugar que foi preparado para nos receber! Com o filhote é a mesma coisa. Imagine ele chegando na sua casa e já sendo recebido com uma caminha aconchegante num lugar todo arrumadinho para ele.

Quando você for buscar o seu filhote com o criador ou no abrigo, veja se é possível trazer junto um pedaço de tecido com o cheirinho da mãe ou de onde ele ficava. Isso ajuda o pequeno a se ambientar melhor na nova casa.

  • Primeiras noites

É normal seu filhote chorar nas primeiras noites, afinal ele ainda não se sente em casa e não está mais na companhia da mãe e irmãos ou dos amiguinhos. O aconselhável é levá-lo para o seu quarto e colocar a caminha dele no chão, próximo a você, para passar segurança e conforto para o cãozinho.

Evite atender o seu filhote no primeiro resmunguinho, isso pode deixar ele acostumado a latir para pedir atenção e gerar ansiedade quando não for atendido de prontidão. Por outro lado, também não é aconselhado deixá-lo latindo e chorando sem nenhum tipo de correspondência, use o bom senso para saber a hora certa de interagir! Para tranquilizar seu cãozinho nesse momento, fique próximo e, sem tocá-lo, comece uma conversa num tom bem calmo, tentando passar conforto e segurança para o filhotinho.

  • Veterinário

É super importante que essa consulta seja realizada logo nos primeiros dias após o filhote ter chegado em casa, assim já se inicia o acompanhamento médico que será feito ao longo de toda a vida toda do seu cão.

O veterinário vai poder te explicar algumas especificidades da raça e fazer uma verificação se está tudo certinho com a saúde do filhote.

Manter a carteira de vacinação do seu pet atualizada faz parte da posse responsável de um cão. As primeiras vacinas que seu pet irá receber são as três doses intervaladas de polivalentes e uma dose da vacina antirrábica. Nessa primeira visita ao veterinário, será aplicada a 1ª dose da polivalente (ou a 2ª dose, caso já tenha sido aplicada a 1ª dose no canil ou abrigo) e as demais serão agendadas para depois de 20 e 40 dias.

O procedimento ideal, antes da indicação de um vermífugo, é o recolhimento de fezes para análise. De acordo com o resultado, será escolhido o tipo mais apropriado de vermífugo ou não haverá necessidade de prescrição alguma.

A alimentação é mais uma área em que o veterinário poderá te auxiliar. Converse com ele sobre quais escolhas seriam mais interessantes para o seu filhote: ração ou alimentação natural, qual marca ou quais ingredientes escolher, qual a quantidade ideal e em quantas porções diárias.

Converse com o seu veterinário sobre quais os melhores tipos de prevenção contra pulgas e carrapatos. Existem coleiras, comprimidos e solução líquida para aplicação externa, verifique qual a mais indicada para o seu filhote. Além disso, vale a pena comentar se você já tem planejada alguma viagem para a praia ou para o interior (caso você viva na região metropolitana). Medicamentos preventivos específicos são necessários nessas situações.

  • Sociabilização

Após o 21º dia de vida tem início o período de sociabilização dos filhotes, que se estende até a 12ª semana, com intenso desenvolvimento motor e formação da personalidade própria.

Enquanto a cobertura da vacinação não está completa, você pode começar a sociabilização em casa mesmo, oferecendo diversos estímulos, recebendo convidados e treinando os comandos básicos: sentar, dar a pata e ficar.

Também é possível levar o seu filhote para passear de carro, de bicicleta (na cestinha, se o tamanho permitir) ou no seu colo (novamente, se o tamanho permitir). =)

  • O que é legal
  • O que não é legal

Uma coisa que já podemos adiantar aqui, é que nunca deve ser feita uma transição brusca no tipo de alimentação do seu filhote (saber a alimentação prévia de seu filhote é um bom começo para evitar desarranjos digestivos). Se você pretende trocar a marca da ração do seu filhote, faça essa transição durar cerca de 4 dias no mínimo, começando com 25% da ração nova e aumentando gradativamente até atingir os 100%.

  • Alimentação

Deixe sempre água fresca, filtrada ou mineral, à vontade para o seu filhote. Se o dia estiver muito quente, troque várias vezes a água, senão, uma ou duas vezes por dia está suficiente. Fique de olho para o pote não ficar vazio.

Sobre a alimentação, o ideal é conversar com um veterinário especializado em nutrição canina, para que ele te indique qual a melhor dieta para o seu filhote.

Basicamente, seu cachorrinho poderá ser alimentado com ração ou alimentação natural, porém, dentro de cada uma dessas opções, tem várias outras coisas que precisam ser definidas:

  • Xixi e cocô

Filhotes não conseguem segurar xixi e cocô por muito tempo, então é bem natural que uma casa que acabou de receber seu novo morador esteja com alguns tapetes higiênicos decorando os ambientes. =)

Quando citamos tapete higiênico, pode-se utilizar também outras formas absorventes como jornal, bandeja higiênica e graminha.

  • O que é legal
  • O que não é legal
  • Banho

Até seu filhote estar 100% imunizado com a vacinação completinha, é legal que os banhos sejam dados em casa, para evitar qualquer contágio numa área tão frequentada por outros cachorros, como os pet shops.

  • O que é legal

Vamos conversar!

Dúvidas? Estamos aqui pra te ajudar : )

Redes Sociais

Mais conteúdo pra você!