Quantos passeios por dia?

Passear com o seu cachorro é uma parte muito importante da rotina física diária. A caminhada ajuda a manter os ossos mais fortes e o impede de ficar entediado e mastigar coisas (ou ainda exibir outros comportamentos destrutivos).

Caminhar também permite que ele faça xixi, cocô e sociabilize com outros cães e outras pessoas.

 

Qual a frequência ideal para passear com o seu cão?

Não há um número definido de vezes, em geral, porque depende principalmente de qual raça você possui e de sua condição de saúde e capacidade física.

Na verdade, existem muitos fatores que determinam a frequência ou o número de vezes que você deve passear com seu cachorro todos os dias.

Depende do cão – existem algumas raças para as quais uma vez por dia está suficiente, mas algumas outras, especialmente aquelas de alta energia, requerem mais caminhadas todos os dias.

Mas, como regra geral, é recomendável que você passeie com seu cachorro pelo menos 15 minutos, duas vezes por dia. Embora, claro, é muito mais aconselhável consultar o seu veterinário para saber os horários mais  adequados para o seu cão.

Veja a seguir, alguns fatores que podem afetar quantas vezes você precisa passear com seu cachorro todos os dias:

  • Raça do cão: existem algumas raças que têm uma bexiga pequena e isso pode afetar a frequência;
  • Tamanho do cão: caminhadas mais curtas e em menor quantidade, geralmente, são recomendadas para raças pequenas;
  • Agenda do proprietário: se você tem uma agenda de trabalho ocupada, provavelmente só poderá passear com o cachorro uma ou duas vezes por dia;
  • Cães com diarreia: essa situação exigirá mais caminhadas para evitar a eliminação na casa;
  • Cães com doenças: alguns são aconselhados por seus veterinários para ficar dentro de casa até novo aviso;
  • Nível de energia do cão: alguns cães têm altos níveis de energia, que exigem mais caminhadas;
  • Dieta do cão: se você der ao seu cão comida com pouco resíduo, isso significa que a eliminação só pode ocorrer uma vez a cada dois dias, portanto, as caminhadas frequentes não são tão necessárias para ele fazer cocô, mais para o exercício e para o xixi.

 

Principais objetivos dos passeios

Dois dos principais objetivos da passeio com o seu cão são: exercício e sociabilização.

O exercício regular é importante para a saúde geral de um cão e, em particular, para ajudar a evitar que ele fique gordo e preguiçoso.

Mas o principal objetivo que você deve ter em mente para os passeios é estabelecer firmemente na mente do cão que VOCÊ é o líder “alfa”, não o cachorro.

Isto é crítico para a saúde mental e estabilidade do cão! 

Para um cão ser mentalmente estável, você, como tutor, deve levar seu cão para caminhadas diárias para liberar energia mental e física.

 

Qual a maneira correta de passear com seu cachorro?

A maneira correta de passear é com o seu cachorro andando ao seu lado ou atrás de você e nunca na sua frente.

Isso pode parecer insignificante na mente de um humano, no entanto, significa muito na mente de um cão.

Quando o tutor permite que seu cão ande na frente, ele está enviando sinais de que quem está no comando do passeio é o cão.

O instinto diz a um cachorro que o líder vai primeiro.

Já percebemos que a frequência pode variar, mas que ter uma rotina de passeios é fundamental para o seu cão aproveitar todos os benefícios advindos com uma boa caminhada. É o momento de fazer xixi e cocô, mas também é o momento de sociabilizar com amigos humanos e de quatro patas, conhecer novos cheiros e gastar muita energia!

Deixe o seu comentário

Todos os campos marcados com asterisco (*) são de preenchimento obrigatório