Entenda seu pet: manias e curiosidades

Cães curiosos

Os cães são por natureza animais curiosos, o que pode os colocar muitas vezes em apuros! Quando filhotes já são frequentemente exploradores de imagens, sons e cheiros que vão desde o barulho das embalagens de chocolate até se perguntar como são deliciosos os cocôs da tartaruga lá do quintal. Está em seu DNA e personalidade.

Olfato, audição e visão em ação

Cães curiosos geralmente conduzem com o nariz. Digamos que seu cachorro encontre uma embalagem de comida que foi deixada na calçada e está balançando com o vento. Eles provavelmente vão começar com o nariz, então irão até a embalagem para começar a cheirar e analisar tudo atentamente.

A audição também desempenha um importante papel, pois o som da embalagem crocante, soprada pelo vento, lhe parecerá interessante. Eventualmente, o seu cão ficará curioso sobre o gosto dessa embalagem, porque provavelmente sabe que já houve comida dentro.

Muitos cães também irão olhar fixamente para algo muito interessante se estiverem curiosos a respeito. Eles parecerão alertas e suas orelhas e cauda ficarão eretas, eles também podem parecer que estão caçando ou perseguindo o objeto curioso, ou podem até latir ou rosnar para o objeto se estiverem com medo.

Sinais que seu cão demonstra quando está curioso:

  • Rosnar

  • Encarar alerta

  • Latir

  • Cheirar

  • Perseguir

  • Cauda para cima

  • Orelhas para cima

  • Provar e lamber o objeto

  • Ouvir atentamente

  • Apalpar o objeto

A curiosidade dos gatos

Às vezes os gatos fazem coisas que nós, como humanos, temos dificuldade de entender. A causa subjacente a esse comportamento costuma estar relacionada a instintos que sobraram de seus ancestrais selvagens, está no DNA e personalidade do bichano.

Sentado em caixas

Os gatos parecem adorar sentar-se sobre ou dentro de caixas, não importa onde estejam. Quando os gatos exploram, uma coisa que procuram é um potencial esconderijo. A experiência de pular e deslizar para dentro de uma caixa pode ressoar com seu instinto de encontrar espaços protegidos na selva onde possam ver o ambiente sem serem vistos.

Fornecer caixas e outros espaços semelhantes para o seu gato entrar é uma maneira barata de enriquecer o ambiente doméstico. Tente esconder os brinquedos nesses espaços, mas sempre certifique-se de que o ambiente seja seguro para o seu gato e que ele possa facilmente retirar os brinquedos da caixa.

Sentado em equipamento eletrônico

Os gatos podem sentar-se sobre ou perto de aparelhos eletrônicos, como computadores e TVs, porque são aquecidos e têm imagens estimulantes em suas telas.

Não é provável que um gato possa ver exatamente o que vemos, mas o movimento na tela pode despertar sua curiosidade natural.

Outra razão pela qual seu gato pode sentar na sua TV pode ser porque ele deseja interação e está tentando atrapalhar a atenção que você está dando ao dispositivo. Uma boa maneira de testar isso é ver se ele passa tanto tempo com um dispositivo quando você não o está usando.

Correndo no meio da noite

Como os gatos são noturnos, é natural que sejam mais ativos à noite. Como muitas vezes não estamos em casa durante o dia, eles passam muito tempo dormindo.

Você pode ajudar a aumentar o nível de atividade do seu gato durante o dia, fornecendo brinquedos atraentes para a alimentação ou estabelecendo uma rotina de brincadeiras antes de sair de casa e depois que retornar.

Antes de ir para a cama, brinque com seus gatos para ajudá-los a gastar energia, para que possam descansar mais à noite. Uma rotina de alimentação que forneça aos gatos mais energia durante o dia em vez de à noite também pode ajudar.

Gatos gatunos

Alguns gatos roubam quase todos os objetos em que conseguem colocar as patas. Se o seu gato recebe atenção de você por roubar coisas – mesmo que seja uma atenção negativa – isso pode ensiná-lo a continuar roubando.

Outra possibilidade é que seja uma forma de jogo. Se você acha que é esse o caso, tente fornecer outra coisa para o seu gato fazer, como quebra-cabeças de alimentação, brinquedos ou, melhor ainda, estabeleça uma rotina de brincadeiras. Isso pode aliviar qualquer tédio que o faça ter problemas.

Roubar também pode estar relacionado à textura. Seu gato pode gostar da sensação na boca de diferentes texturas e estar procurando estimulação em um ambiente que não fornece enriquecimento suficiente.

Outro motivo, é que pode acontecer do seu gato estar passando por stress e esteja roubando coisas que o ajude a se acalmar. Comportamentos como chupar lã, por exemplo, são observados em alguns gatos – suspeita-se que os acalmam.

Se o seu gato está pegando coisas e movendo-as, como meias, por exemplo, pode ser um instinto predatório, e a meia está sendo usada como um substituto para a presa que foi morta e trazida de volta.

Se você acredita que esse comportamento é uma compulsão para o seu gato, você deve procurar a ajuda de um especialista em comportamento animal ou um veterinário.

Atração para a água

Muitos gatos adoram água, embora não reajam a ela da mesma forma que os cães. Os gatos preferem abordar a água em seus próprios termos e muitas vezes não gostam que isso seja imposto a eles.

Quando se trata de beber água, os gatos costumam ser mais atraídos por água corrente ou por gotículas de água, porque essa é uma forma de interagirem com ela na natureza.

Água parada em uma tigela tem menos probabilidade de chamar a atenção do seu gato, pois ele não pode sentir o cheiro ou ver também.

Se você está preocupado com a hidratação adequada do seu gato, experimente maneiras de permitir que ele tenha acesso a água corrente ou pingando.

Como nossos pets fazem parte da nossa família, nada mais correto que nós tentarmos entendê-los melhor cada vez mais!

Seu cachorro ou gato tem alguma mania diferente? Conte aqui pra gente nos comentários! 🙂

Deixe o seu comentário

Todos os campos marcados com asterisco (*) são de preenchimento obrigatório