Conexão humano-pet

O vínculo humano-pet é uma relação mutuamente benéfica e dinâmica, que influencia positivamente a saúde e o bem-estar de ambos.

Com base em vários estudos, reconhecer e nutrir a conexão entre animais e seres humanos têm implicações potenciais para a estabilidade e saúde individual, melhores resultados econômicos e redução de custos com assistência médica.

A conexão humano-pet influencia não apenas nossa felicidade,
mas também nossa saúde.

 

Pets e o impacto positivo na nossa saúde

Foi comprovado que em situações onde pacientes encontram-se internados por longos períodos ou durante pós-operatório, a presença de um cão de terapia aumentou seus níveis de bem-estar.

Outra pesquisa comprovou que houve diminuição na dor de pacientes com fibromialgia, também devido à presença desses peludinhos.

Ter um pet pode até nos auxiliar na redução de riscos de doenças cardiovasculares!

 

Os pets foram fundamentais ao longo do isolamento

Durante a pandemia do novo coronavírus, onde todos nos vimos dentro de casa por muito mais tempo que o habitual, quem estava na companhia de um pet (ou mais!) sofreu menos estresse, conseguiu criar uma conexão afetiva e encontrar aconchego junto de seus amiguinhos!

 

Crianças e pets

Falando mais um pouquinho sobre estudos que já foram realizados, podemos citar o bem que um pet pode fazer na vida de uma criança, ou um jovem, com Transtorno do Espectro Autista e também com outras síndromes.

Aliás, a conexão humano-pet desde a primeira infância, traz um desenvolvimento muito rico para a criança, que começa mais cedo a desenvolver melhor o lado da responsabilidade e da empatia.

Isso sem falar na troca de afeto entre eles e de muitas gargalhadas
para toda a família!

 

Uma vida mais feliz ao lado do seu cão

Diferentemente dos gatos, os cães aceitam muitos comandos, o que acaba por criar verdadeiras conversas entre tutores e seus cães.

Essas interações promovem também a sociabilização entre humanos, que muitas vezes, isolados ou por timidez, não interagem. Mas com a presença de um cão se sentem menos inibidos em conversar até com desconhecidos.

Motivam pessoas a se exercitar em caminhadas diárias e até em esportes envolvendo cães. Desde a década de 80, vários estudos da relação tutor-cão vêm demonstrando benefícios à saúde humana, como por exemplo diminuindo a pressão cardíaca e os níveis de triglicerídeos.

 

Xô sedentarismo

Ter um pet em casa pode ser uma ótima solução para livrar todos do triste mal do século, o sedentarismo.

Dar uma volta pelo bairro com o seu cachorro ou brincar em casa com o seu gatinho, pode ser um ótimo começo para reduzir o tempo passado no sofá.

Um estudo comprovou que um plano de caminhada que combinava adultos sedentários com animais de terapia resultou em um aumento na caminhada ao longo de uma intervenção graduada de 52 semanas. Os participantes afirmaram que sua motivação para a adesão era “os cães precisam que andemos”.


Enfim, ter um pet que dê motivos para uma vida mais ativa ou ofereça um antídoto para a solidão, pode trazer muitos benefícios para todos!

Deixe o seu comentário

Todos os campos marcados com asterisco (*) são de preenchimento obrigatório