Cuidados com a elaboração de dieta natural: – Óleos e Gorduras.

Hoje vamos falar sobre uma fração da dieta dos cães e gatos que tem sido injustamente demonizada: – os óleos e as gorduras.

Assim como as pessoas, cães e gatos precisam de um pouco de gordura em sua dieta. Na natureza eles estariam comendo a maioria das presas, que são ricas em proteínas e gorduras. Em ambiente doméstico, eles precisam de nutrição semelhante.

Para ajudar a garantir que seu cão esteja consumindo gordura suficiente, a maioria dos alimentos para pets usa um pouco de gordura adicionada à sua fórmula.

Óleos e gorduras vêm de um ampla variedade de fontes de qualidade variável. Vamos relacionar as fontes as mais comuns:

Gordura de frango
Muito usada em alimentos caninos, por ser uma opção de baixo custo e alta qualidade, é uma boa escolha, e se separadas integralmente da porção proteica não apresentam riscos de reações alérgicas.

Óleo de peixe
É uma opção de gordura secundária a fazer parte do pool de gorduras da dieta. Utilizado como aditivo nutricional pela riqueza em ácidos graxos poli-insaturados Omega 3, essencial para saúde da pele e pelos, atua como redutor de inflamações e ajuda a regular o sistema imunológico. Desempenha papel importante no desenvolvimento do cérebro. São isentos de proteínas, portanto sem ação alergênica. É uma opção de alta qualidade.

Gordura da carne bovina 
Usada com menos frequência que a gordura de frango. É altamente palatável para cães e é muito semelhante à gordura de frango. Livres de porções cárneas não apresentam reações alérgicas.

Óleo de salmão
Muito semelhante ao óleo de peixe, rico em ácidos graxos Omega. A única diferença é apenas o peixe específico do qual o óleo é obtido.

Gordura animal
Genericamente poderia preferir a gorduras provenientes de animais, pois isso refletiria o que os cães comeriam na natureza. No entanto, essa gordura genérica não tem fonte listada, é uma carne misteriosa, que pode vir de lugares e fontes de qualidade inferior. Não recomendamos seu uso.

Óleo de canola
O óleo de canola é uma gordura barata, rica em ácidos graxos. No entanto, é rico em Omega 6 e não de Omega 3. Pode ser feita de colza geneticamente modificada podendo conter pesticidas, e menos biologicamente disponível para cães. Não é opção de escolha mais ideal.

Óleo de girassol e cártamo
Óleos muito semelhantes nutricionalmente. Ambos não contêm Ômega 3, mas são ricos em Ômega 6. São opções de menor qualidade. São menos nutritivos que as gorduras animais. Não recomendamos o uso do óleo de girassol aquecido.

Óleo vegetal
É outro dos ingredientes vagos que podem ser qualquer coisa. Não se sabe de que vegetal foi extraído e, portanto, não podemos avaliar precisamente sua qualidade nutricional. Não recomendamos.

Óleo mineral
Sem valor nutricional, pode funcionar como amaciante das fezes em dietas com baixa inclusão de fibras para estimular movimentos intestinais regulares. É ingrediente de baixa qualidade nutricional que pode estar presente em dietas de baixa qualidade.

Linhaça
A linhaça é uma das melhores opções vegetais para gorduras, pois contém principalmente ácidos graxos poli-insaturados Omega 3 semelhante às fontes de gordura animal. É também rica em fibras solúveis importantes para o sistema digestivo dos cães. É rica também em proteínas, porém de qualidade inferior exigindo médico veterinário nutricionista para correto balanceamento das proteínas da dieta quando do uso desse ingrediente.

Em artigo próximo vamos abordar o uso correto de ácidos graxos poli-insaturados conhecidos também como ômegas. Até lá!

Deixe o seu comentário

Todos os campos marcados com asterisco (*) são de preenchimento obrigatório