Conheça a melhor forma de alimentar seu Pastor Alemão

Conheça a melhor forma de alimentar seu Pastor Alemão

Alimentação natural ou ração comercial? O que um Pastor Alemão necessita de nutrientes? Antes de respondermos, saiba que são muitos os artifícios empregados por vocês, tutores, para assegurar a nutrição do seu pet, isso sem falar nas intermináveis conversas sobre qual a melhor opção de ração comercial, não é? Conheça a melhor forma de alimentar seu Pastor Alemão, leia este artigo até o final! 🐾

Como escolher a melhor forma de alimentar seu Pastor Alemão

Ração comercial ou Alimentação Natural (AN)?

Esta dúvida já foi assunto de uma matéria aqui do Pet Blog, clique aqui e conheça mais sobre essas duas opções de alimentação.

Mas é muito bom que estejamos todos alinhados em um ponto principal, comercial ou caseira, ambos os tipos de alimentação têm a proposta de ser uma dieta.

Dieta é o termo designado para definir a quantidade diária do alimento que assegura a ingestão de todos os elementos essenciais para a vida: proteínas e seus aminoácidos, ácidos graxos, vitaminas e minerais.

Precisamos dizer que nem tudo pode ser denominado como dieta ou ração balanceada. Somente aquela que proporciona diariamente todos os nutrientes necessários, nem mais, nem menos, pode ser considerada como tal. 

E mais: as necessidades variam de acordo com a idade do pet, peso corpóreo, condição fisiológica, nível de atividade, temperatura ambiente e condições gerais de saúde.

Qual a melhor maneira de oferecer petiscos e complementos ao longo do dia para o seu Pastor Alemão

É só começarmos a conversar sobre qual a melhor forma de alimentar um Pastor Alemão que os tutores apaixonados já começam a dizer: Ah, eu complemento com tutano! Eu coloco casca de ovo em cima da ração! Ah, eu coloco só a clara! Eu, o ovo inteiro! Pro meu, só carne moída e brócolis. 

Petiscos, casca de ovo ou tutano colocados sobre o alimento principal acabam fazendo parte da dieta oferecida e podem desbalanceá-la na medida em que sua oferta aumente. Portanto, muito cuidado com este hábito!

Cães aprendem com reforço positivo. Bronca, nunca! Sendo assim, petiscos e agradinhos são sim muito importantes, só é necessário ter atenção quanto ao tipo de alimento que está sendo oferecido, com qual frequência e quanto de energia (Kcal) contém.

Atenção especial à alimentação dos filhotes e cães jovens

Conheça a melhor forma de alimentar seu Pastor Alemão

Um cuidado especial deve ser dedicado aos cães jovens, em especial os de grande porte, como é o caso do Pastor Alemão, que já na primeira semana dobra o seu peso ao nascer e o multiplica por cerca de 75 vezes ao completar seu primeiro ano de vida.

É importante dizer que qualquer descuido, como exagerar nos petiscos ou qualquer outra distração que o faça reduzir o consumo da dieta principal neste acelerado crescimento poderá comprometer o seu crescimento.

Como calcular a quantidade de alimento ideal para o Pastor Alemão

Já se conhece há muito tempo que os cães ajustam o seu consumo alimentar para atender suas necessidades de energia (Janowitz e Grossmann, 1949) e esta é a base da nutrição de cães.

A melhor forma de alimentar seu Pastor Alemão, por exemplo, começa pelo conhecimento da necessidade energética do pet, que hipoteticamente aqui para o nosso artigo, é um adulto macho com o peso de 34 kg.

Muitos pesquisadores estimaram as necessidades energéticas dos cães. Empregaremos a estimativa proposta por Patil e Bisby, 2001, que é a que segue:

Onde EM é a Energia Metabolizável expressa em Kcal/dia e PC é o peso corpóreo em kg.

Portanto, o nosso Pastor Alemão (adulto, macho, 34kg) em atividade normal consumirá diariamente 1324 kcal para a sua manutenção ou 340g diárias de uma ração comercial que declare 3900 kcal/kg (embora estejamos usando o exemplo de uma ração comercial, o raciocínio é o mesmo para uma dieta a partir de alimentação natural).

O NRC (National Research Council, 2006) nos esclarece que 30 a 40% dos cães irão consumir a dieta em excesso se ela estiver constantemente disponível (ad libitum)

Portanto, oferecer a dieta sem controlar a sua possível ingestão aumenta o risco de obesidade, o que torna ainda mais relevante seguir as recomendações indicadas nas embalagens pelos fabricantes.

O que é uma dieta equilibrada para o Pastor Alemão?

Falamos acima de “desbalanceamento” da ração, o que pode ocorrer sempre que ofertarmos petiscos ou outras formas de distração que ocupem o espaço da dieta principal, mas afinal o que é balancear uma dieta?

É simplesmente definir as proporções exatas de ingredientes visando o atendimento da necessidade diária de cada um dos nutrientes essenciais.

Para tanto, listamos abaixo as recomendações da FEDIAF (Federação Europeia da Indústria de Alimentos para Animais de Estimação), que publicou, em dezembro de 2018, suas diretrizes nutricionais para animais de estimação, que é acompanhada pela ABINPET (Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação).

Para facilitar a aplicação deste conhecimento, vamos expressar as unidades em que os nutrientes mínimos devem ser garantidos pelas empresas, em atendimento à instrução disposta pelo Ministério da Agricultura.

Assim, considerando que as rações comerciais contêm 11% de umidade, transformamos os limites sugeridos pela FEDIAF, considerando que a Energia Metabolizável das rações comerciais não é exatamente igual, apresentamos a seguir a ingestão mínima diária recomendada para cada nutriente sugerido pela FEDIAF, os quais estão expressos em unidade para 1000 kcal de Energia. Metabolizável.

Tendo em mente que, em cada tabela a seguir,  ao lado de Mínimo – (a) – se refere aos valores expressos na base natural. O Ministério da Agricultura não exige que todos os nutrientes sejam declarados no rótulo comercial.

Vamos então às recomendações sugeridas por esta prestigiosa entidade:

Todas as quantidades são expressas em mínimos por quilograma de ração.


Bem, acho que deu pra entender que o que importa mesmo é garantirmos que o Pastor Alemão tenha a energia que precisa de acordo com sua idade e peso, dentre outros fatores, né? 

E também que em cada kg estejam presentes quantidades suficientes de cada nutriente para suprir a necessidade nutricional deste nosso pet.

Com isso, a decisão entre alimentá-lo com ração comercial ou alimentação natural (AN) fica por sua conta! 

Vale a pena destacar que se a sua opção for por AN, consulte um veterinário nutricionista para balancear direitinho cada ingrediente que deve ir nas “marmitinhas” do seu pet. Assim, você pode ficar com o coração tranquilo de estar oferecendo o melhor para o seu Pastor Alemão.

Ficou alguma dúvida? Conte aqui embaixo nos comentários ou mande-nos um email. Será um prazer ajudar! Até mais.

Deixe o seu comentário

Todos os campos marcados com asterisco (*) são de preenchimento obrigatório