Pastor Alemão Panda

Pastor Alemão Panda, você já ouviu falar?

Curiosidades diversas sobre o mundo pet? Temos por aqui! Hoje é a vez de falarmos de algo muito inusitado quando falamos sobre Pastor Alemão. Você já imaginou como é um Pastor Alemão Panda? Veja o artigo que preparamos aqui para você!

 

Pastor Alemão Panda – mutação rara da raça

Como estamos falando de uma mutação genética, hoje vamos usar alguns termos que você deve ter aprendido ainda na escola, nas aulas de biologia! Puxe na memória e embarque com a gente no mundo genético. 😂

Fenótipo

O padrão Panda é caracterizado por marcas brancas simétricas do topete, focinho, tórax, abdômen ventral, colarinho e ponta da cauda. A quantidade de branco pode variar de cachorro para cachorro.

 

Modo de herança

Autossômico dominante.

 

Alelos

N = normal (sem panda)

P = padrão panda

 

E o que isso quer dizer?

  • Não se espera que cães com genótipo N / N exibam o padrão Panda. Eles não podem transmitir esta variante do Panda para qualquer um de seus descendentes;
  • Espera-se que os cães com genótipo N / P exibam o padrão de manchas brancas do Panda. Eles vão transmitir esta variante do Panda para 50% de sua prole;
  • É esperado que os cães com genótipo P / P terminem o desenvolvimento no útero (letal embrionário); este genótipo nunca foi observado em cães vivos.

Mais curiosidades sobre o Pastor Alemão Panda

Pastor Alemão Panda

Uma mutação no gene KIT foi encontrada para ser a fonte do padrão dominante das manchas brancas que ocorrem na coloração Panda.

Essa mutação é muito recente: apareceu espontaneamente em uma fêmea, Franka von Phenom de Lewcinka, nascida em 2000. 

No estado homozigoto, a mutação do Panda é considerada um embrionário letal precoce, pois nenhum cão vivo com o padrão e com duas cópias da mutação foi observado.

Cães heterozigotos (uma cópia da mutação) não apresentam nenhum defeito de saúde associado a esse padrão.

Mesmo sendo considerado um “defeito” genético, há criadores tentando reproduzir exemplares nesta coloração.


Você já tinha ouvido falar nesta coloração? Conte aqui pra gente!

 

Gostaríamos de agradecer pelo uso das imagens e dar os merecidos créditos aos autores. As imagens foram obtidas nos seguintes sites, em ordem de aparição neste artigo:

1 – https://guiaanimal.net/articles/836

2 –  https://www.mundoinverso.com.br/10-variacoes-da-raca-pastor-alemao-que-voce-nunca-ouviu-falar/ 

Deixe o seu comentário

Todos os campos marcados com asterisco (*) são de preenchimento obrigatório