como manter seu gato hidratado no verão 01

Como manter o seu gato hidratado no verão – parte 1

Manter o seu gato hidratado no verão é muito importante! No entanto, os gatos são geralmente considerados como “bebedores ruins” e, portanto, encorajar a ingestão de água pode ser um desafio. Confira os motivos que levam os gatos a não serem “mui amigos” de beber água! 

Por que os gatos são considerados bebedores ruins?

Uma série de razões evolutivas, fisiológicas e comportamentais facilitam os gatos a ficarem desidratados no verão.

A evolução dos gatos

Os gatos evoluíram como habitantes do deserto e possuem uma capacidade muito alta de concentração de urina devido aos seus longos néfrons medulares. Isso permite que se adaptem a períodos de escassa ingestão de água.

Na natureza, eles geralmente dependem de suas presas para se alimentar, as quais têm um teor de água de mais de 60%. Com certeza, isso os ajuda a se manterem hidratados (Kremen et al., 2013). 

Gatos e os diferentes tipos de alimentação

Nossos gatinhos normalmente dão preferência aos alimentos com baixo teor de umidade, reduzindo a ingestão de líquido e aumentando a concentração de urina.

Embora os gatos que se alimentam de ração seca bebam mais água do que aqueles com rações úmidas, a quantidade de água não é igual à contida em uma dieta úmida com a mesma composição de nutrientes (Greco et al., 2014). 

Além disso, uma grande preocupação é que quando os gatos ficam desidratados, eles ainda podem demorar para começar a beber água. Por isso a importância de manter o seu gato sempre hidratado, principalmente no verão.

A língua dos gatos 

A língua dos gatos não foi bem desenvolvida para beber, com eficiência, líquidos de baixa viscosidade, como a água.

Como não conseguem fazer sucção com a língua, quando eles lambem uma tigela de água, apenas 3% de uma colher de chá de água são consumidos a cada lambida. Consequentemente, é necessário dar muitas lambidas quando bebem (Reis et al., 2010). 

Embora os gatos tenham uma excelente visão à distância, eles têm uma visão ruim de perto, o que pode dificultar a visão da superfície da água em sua tigela (Greco, 2020). 

Eles também podem se sentir vulneráveis ao beber água de uma tigela e são muito sensíveis à apresentação e ao sabor da água, fatores que podem afetar o volume de líquido que bebem.

Perigo maior de desidratação em gatos idosos

Em humanos, foi demonstrado que o processo de envelhecimento está associado a um menor teor de água corporal total e a uma menor resposta à sede, o que pode predispor a uma hidratação abaixo da ótima em idosos. 

Presume-se que o mesmo seja verdadeiro em gatos, o que significa que gatos mais velhos podem ter um risco maior de desidratação, principalmente se as condições patológicas também estiverem interferindo na homeostase (equilíbrio) normal da água (Sparkes, 2020).

Para manter seu gato idoso hidratado no verão, o estímulo para beber água tem que ser mais constante ao longo do dia.

Cálculo da necessidade de água

como manter seu gato hidratado no verão 03

Diversas equações têm sido propostas para estimar a necessidade diária que os gatos devem beber de água para se manterem hidratados.

O National Research Council (NRC) recomenda calcular as necessidades de energia do pet em uma base de kcal (medida de energia do alimento) por dia e fornecer 1ml de água por 1kcal (National Research Council, 2006), embora menores proporções diárias de água para calorias, de 0,6 a 0,8, tenham sido relatadas em gatos saudáveis (Zanghi et al., 2018).

No entanto, esta é apenas uma estimativa que exigirá monitoramento e ajuste dependendo do indivíduo. 

Em gatos saudáveis, a necessidade de água raramente é calculada, pois eles são capazes de autorregular seu estado de água, mas esse cálculo é usado em pacientes hospitalizados para garantir que as necessidades de fluidos sejam atendidas.

Estes cálculos também são utilizados em estudos, para ajudar a avaliar a eficácia de diferentes estratégias usadas para encorajar a ingestão de fluidos.

De onde os gatos obtém água

Existem três fontes principais de água para os gatos: 

  • Água presente nos alimentos;
  • Água para beber (potinho ou água corrente);
  • E água metabólica.

A água da dieta e a água potável constituem a maior parte da ingestão de líquidos e tudo isso deve ser considerado ao tentar estimar o quanto o gato está ingerindo de água.

Entenda a diferença entre as fontes de água

A água da dieta é afetada pelo teor de umidade dos alimentos. 

As rações secas normalmente contêm menos de 12% de umidade, enquanto rações úmidas, os famosos sachês ou latas, contém mais de 75% de umidade. 

A maioria dos gatos alimentados com rações úmidas comerciais ainda bebem um pouco de água, mas os gatos alimentados com ração seca bebem mais água, como resultado do menor teor de umidade na dieta (Villaverde Haro, 2020).

A água metabólica é composta pela água produzida além do ATP durante o metabolismo dos macronutrientes para a geração de energia. A composição de macronutrientes terá impacto na quantidade de água produzida. Em média, o metabolismo de 100kcal resulta de 10 a 16ml de água metabólica (National Research Council, 2006).


Geralmente, os tutores não sabem se o gato está realmente bebendo o suficiente e entendemos o porquê – é realmente bem difícil! rs

No próximo artigo vamos falar sobre estratégias para você manter o seu gato hidratado no verão! 

Enquanto isso, conte aqui pra gente se seu gatinho costuma beber água ao longo do dia!

Deixe o seu comentário

Todos os campos marcados com asterisco (*) são de preenchimento obrigatório