Como manter o seu gato hidratado no verão – parte 2

Que você precisa manter o seu gato hidratado no verão, você já sabe! Afinal, conversamos sobre isso no artigo anterior. Mas como o estimular a beber água? Vamos falar agora sobre estratégias, acompanhe!

Do ponto de vista do médico veterinário

Existem várias condições de doenças em que o aumento da ingestão de líquidos pode ser benéfico, incluindo doença renal crônica (DRC), diabetes mellitus, doença felina do trato urinário inferior e constipação (Sparkes, 2020).

Geralmente, a medição da gravidade específica da urina (USG) e do volume urinário eliminado pode ser usada para avaliar a eficácia da estratégia.

O USG alvo pode depender do indivíduo; por exemplo, um USG abaixo de 1.030 é destinado a gatos com histórico de urolitíase (cálculos) (Villaverde Haro, 2020).

Alimentar os gatos com dieta úmida é uma maneira bem eficaz de estimular a ingestão de água.

Em geral, a proporção de calorias para a necessidade de ingestão diária de água é estimada em 0,6 a 0,7 para gatos saudáveis que consomem comida seca e 0,9 para os que consomem comida úmida (Zanghi et al., 2018).

Estratégias para estimular a hidratação no verão

Ração seca ou úmida?

Embora os gatos consigam consumir calorias suficientes para atender às suas necessidades diárias, independentemente de se for dada comida seca ou úmida, essa diferença na proporção de ingestão diária de água para calorias é observada em gatos saudáveis porque eles bebem menos água quando alimentados com comida seca do que com a umidade que eles ingerem se comerem alimentos úmidos.

Fazer uma combinação de comida úmida e seca não tende a ser uma alternativa bem-sucedida. Estudos mostram que dietas com proporções de 1:3 e 2:3 de comida úmida para comida seca não têm efeito significativo no volume de urina, embora o volume de água tenha aumentado (Grecoet al., 2014). 

Infelizmente, nem todos os gatos aceitam dietas úmidas, embora oferecer uma variedade de alimentos úmidos e secos desde filhotes possa minimizar o risco de um gato desenvolver uma forte preferência por um ou outro (Sparkes, 2020).

Rações úmidas são mais perecíveis: cuidado redobrado!

Como manter o seu gato hidratado no verão

Para os gatos que não aceitam uma dieta úmida, ou se alimentam com uma dieta 100% úmida, o que é muito caro para o tutor, mergulhar na dieta seca é uma opção adicional. No entanto, leve em conta que a necessidade de ingestão de água deverá aumentar significativamente.

Por exemplo, para pets com predisposição a urólitos (cálculos), recomenda-se o uso de uma dieta contendo mais de 75% de umidade, o que requer 300 a 500ml / 100g de alimento seco (Villaverde Haro, 2020). Isso pode estragar rapidamente se for deixado ao ar livre e alguns gatos irão recusar a comida.

Deve haver um aumento gradual no volume de água adicionado ao alimento seco para aumentar a probabilidade de um gato aceitá-lo, e pode ser mais conveniente ao tutor misturá-lo no liquidificador.

Em gatos que recusam a adição de umidade em sua dieta, uma dieta enriquecida com sódio é uma opção adicional que pode encorajar o aumento da ingestão voluntária de água potável. 

Lembrando que esta opção não deve ser usada em gatos com condições sensíveis ao sódio, como doença cardíaca, hipertensão ou DRC, e ainda faltam estudos que examinem a eficácia dessa estratégia em longo prazo (Villaverde Haro, 2020).

O incentivo ao aumento da ingestão de água potável pode ser feito de várias maneiras diferentes

O tipo, a localização e o número de tigelas de água ou diferentes tipos de recipientes devem ser considerados. 

Embora todas essas considerações sejam importantes, não foi documentado se elas realmente aumentam a ingestão voluntária de água em gatos (Sparkes, 2020). 

O uso de fontes para gatos é frequentemente recomendado para promover a ingestão de líquidos. 

Os estudos não demonstraram diferenças estatisticamente significativas na ingestão de água entre tigelas e fontes, mas demonstraram preferências individuais claras (Pachel e Neilson, 2010), portanto, pode ser interessante para o tutor experimentar.

Alguns gatos podem preferir fontes de água ao ar livre ou uma torneira pingando.

Aceita uma água saborizada, senhor gatinho?

Água aromatizada, adicionando coisas como camarões cozidos liquidificados ou a água da conserva do atum enlatado, por exemplo, é outra estratégia chave que pode ajudar a manter o seu gato hidratado no verão, embora ainda faltem evidências publicadas para apoiar a eficácia dessas sugestões. 

Fazer experiências com o tipo da água (por exemplo, água mineral, água da torneira, água da chuva) também pode ser útil.

Existem estudos que indicam que a água enriquecida com nutrientes pode aumentar com sucesso a ingestão de água, reduzir a USG e reduzir a osmolalidade da urina.

E como saber se as estratégias de hidratação estão funcionando?

O veterinário pode monitorar a eficácia das estratégias com exames de urina regulares para examinar os parâmetros, incluindo USG, e se não atingir o USG alvo, deve recomendar a mudança ou sugerir uma combinação de estratégias.

Resumo de tudo: queridos tutores de gatinhos, cuidem bastante da hidratação dos seus bichinhos! 


Como sempre precisamos estar de olho nos nossos pets, para notar qualquer mudança de comportamento e saber se estão comendo direitinho e bebendo água ao longo do dia. Assim conseguimos manter o gatinho hidratado ao longo do ano todo e principalmente no verão!

Também é muito importante saber se estão fazendo suas necessidades com frequência, aliás, você sabe como os gatos fazem xixi e cocô?  

Ah, se você caiu direto neste artigo e achou que está faltando informação, dê uma olhadinha na parte 1, publicada anteriormente.

Deixe o seu comentário

Todos os campos marcados com asterisco (*) são de preenchimento obrigatório