Boca seca em cães e gatos

Boca seca em cães e gatos: Entenda o que é.

Babar é um dos aspectos menos desejáveis de ter um animal de estimação, certo? Mas, na realidade, a saliva desempenha vários papéis vitais: hidrata os alimentos, tornando-os mais fáceis de engolir, é essencial para o conforto oral e ajuda a prevenir doenças dentárias e infecções na boca. É por isso que a boca seca (tecnicamente denominada xerostomia) em cães e gatos pode ser tão devastadora. Acompanhe o artigo e entenda melhor sobre este assunto!

Causas da boca seca em cães e gatos

A boca seca tem inúmeras causas em cães e gatos. Desidratação ou febre podem resultar em boca seca, mas a sensação deve desaparecer assim que o problema for resolvido.

As pessoas costumam reclamar de boca seca ao tomar diferentes tipos de medicamentos e, às vezes, os tutores notam seus pet lambendo os lábios ou estalando as gengivas quando estão tomando os mesmos tipos de medicamentos. Provavelmente é seguro presumir que os nossos pets também acabam ficando com a boca seca nessas circunstâncias.

Os medicamentos veterinários mais comuns que podem causar boca seca nos pets são anti-histamínicos, descongestionantes, diuréticos, sedativos, atropina, agentes anestésicos e muitos mais. 

Se o seu cão ou gato parece ficar incomodado com uma sensação de boca seca após receber uma medicação, converse com seu veterinário sobre a possibilidade de diminuir a dosagem ou mudar para um medicamento diferente.

Mas várias outras causas de boca seca nos pets não são tão fáceis de tratar. Vamos dar uma olhada nisso e no que pode ser feito para evitar o desconforto e as complicações que podem estar associadas.

Tratamento de radiação

O tratamento de radiação para câncer de cabeça e pescoço danifica as glândulas salivares e é uma causa comum de boca seca em pessoas. 

Uma vez que o tratamento com radiação estará sendo usado com mais frequência na medicina veterinária, os casos de boca seca em animais de estimação também podem aumentar. Os efeitos causados pela radiação podem ser permanentes ou temporários.

Doenças Imunomediadas

A boca seca também pode ser causada pelo ataque do sistema imunológico do animal às glândulas salivares. 

Em uma condição que se assemelha à síndrome de Sjögren nas pessoas, os pets podem desenvolver olho seco (ceratoconjuntivite seca) e boca seca devido a uma reação imunológica anormal dirigida contra a lágrima e as glândulas salivares.

Os medicamentos que suprimem o sistema imunológico (por exemplo, ciclosporina, prednisona e prednisolona) podem ser usados para melhorar a produção de saliva dos pets nesses casos, porém sempre sob supervisão do médico veterinário.

Disautonomia

A disautonomia (também chamada de síndrome de Key-Gaskell) é causada pela degeneração dos nervos em uma determinada parte do sistema nervoso. 

A causa ainda não foi identificada. Cães e gatos com disautonomia podem desenvolver boca seca, bem como falta de apetite, vômitos, pupilas que não respondem normalmente à luz, elevação da terceira pálpebra, desidratação, constipação, dificuldade para comer e urinar, baixa produção de lágrimas e batimento cardíaco lento. 

Tratar os sintomas da disautonomia pode fazer os pets se sentirem melhor por um período de tempo, mas a eutanásia é o caminho mais comum para a maioria, devido à baixa qualidade de vida.

Danos nervosos

A boca seca também é possível quando os nervos que controlam as glândulas salivares estão danificados.

Isso pode ocorrer por causa de lesão traumática, cirurgia, um tumor que está crescendo dentro ou ao redor dos nervos, infecções (possivelmente no ouvido médio), etc. 

Às vezes, esse tipo de boca seca se desenvolve em conjunto com ceratoconjuntivite seca neurogênica. Embora a maioria dos casos ocorra devido a uma reação imunológica anormal, uma minoria se desenvolve devido a danos nos nervos. 

Os nervos que vão para as glândulas lacrimais e as glândulas salivares estão próximos uns dos outros, de modo que algo que danifica uma glândula pode facilmente danificar a outra.

Complicações associadas à boca seca em cães e gatos

Os pets com boca seca de moderada a grave, geralmente apresentam alguma combinação dos seguintes sintomas:

  • Saliva que é muito espessa e “pegajosa”;
  • Mau hálito;
  • Língua e membranas mucosas orais secas e possivelmente rachadas;
  • Tecidos orais inflamados e/ou infectados;
  • Dificuldade em mastigar e engolir;
  • Doença dentária grave.
     

Cuidando da boca seca nos pets 

Sempre que possível, a causa subjacente da boca seca deve ser diagnosticada e tratada para que a produção de saliva volte ao normal.

Se um problema primário não puder ser identificado ou tratado com eficácia, o manejo doméstico e as terapias destinadas a prevenir e tratar as complicações associadas à boca seca podem ajudar a manter os cães e gatos confortáveis. As opções incluem:

  • Uso rotineiro de enxaguatórios bucais desenvolvidos para pets;
  • Aditivos para água potável para prevenir infecções e doenças dentárias;
  • Limpeza dentária programada regularmente, que pode incluir extrações dentárias;
  • Escovação dentária diária;
  • Pilocarpina para estimular a produção de saliva, principalmente antes das refeições (sob prescrição veterinária);
  • Oferecer alimentos com alto teor de água.

Seu veterinário pode ajudá-lo a elaborar um tratamento que seja ideal para a situação específica do seu pet.


Quanta coisa pode acontecer com os nossos bichinhos né? Por isso é sempre muito importante estarmos atentos aos detalhes e à rotina dos nossos pets. E já sabe né? Quando sentir que tem algo diferente, marque a consulta com o veterinário!

Você sabia que os pets também vivenciam essa experiência horrível de boca seca? Já aconteceu com o seu cão ou gatinho? Conte aqui pra gente!

Deixe o seu comentário

Todos os campos marcados com asterisco (*) são de preenchimento obrigatório