Cães têm um sexto sentido?

Os humanos têm cinco sentidos: nós tocamos, provamos, cheiramos, ouvimos e olhamos. Da mesma forma os cães têm 5 sentidos, alguns deles muito desenvolvidos o que nos leva às vezes pensar que eles estão acima de nós.
Eles têm um sexto sentido?

Os sentidos caninos:

Embora os cães tenham reconhecido os mesmos cinco sentidos, eles não são exatamente iguais. Quando se trata da visão, humanos têm mais células oculares para detecção de cores (cones) permitindo perceber mais detalhes visuais. Os cães enxergam melhor à noite, com suas pupilas maiores que facilitam a entrada de luz, possuem também células mais sensíveis à luz no centro da retina (bastões). À noite detectam também pequenos movimentos o que os torna excelentes caçadores noturnos.

O olfato canino é 10.000 vezes melhor que os nossos! Já o paladar humano tem cerca de 9000 papilas gustativas em comparação com 1700 no cão.

Com relação ao tato equivalem a capacidade humana.

A audição canina detecta frequências muito altas e podem ouvir a distâncias muito maiores do que nós conseguiríamos.

O que é um sexto sentido canino?

Como os humanos, os cães têm cinco sentidos notavelmente bons, mas eles têm um sexto sentido indescritível? O que é um sexto sentido, afinal? Isso pode realmente ser definido?

Pense em um sexto sentido como intuição ou um “sentimento instintivo”. Cada um dos cinco sentidos reconhecidos nos dá um fragmento de informação sobre nosso ambiente ou circunstâncias. Um sexto sentido extrai das informações cumulativas reunidas pelos outros cinco sentidos para aumentar o nível de consciência. É um sentido adicional ou uma apreciação aumentada dos outros cinco sentidos? Quem sabe? Independentemente da sua opinião, anedotas envolvendo o “sexto sentido” são bastante interessantes.

Reações Interativas com o meio ambiente

  • Humor humano
    Muitos donos de animais observam que os cães são bastante intuitivos. Quando estamos felizes, nossos cães podem ser igualmente exuberantes. Já chegou em casa animado depois de ganhar uma partida de futebol ou conseguir uma promoção no emprego e viu seu cachorro pular empolgado?
  • Quando estamos tristes, nossos cães tentam nos confortar. Já se sentou no sofá em contemplação séria e teve seu cão aninhado ao seu lado?
    Os seres humanos produzem um grupo de hormônios do “sentir-se bem”, como a ocitocina, a serotonina e a dopamina. Os níveis desses hormônios aumentam e diminuem junto com a elevação ou depressão de nossos humores. Quando estamos doentes, nossos cães podem detectar uma queda nos níveis hormonais e responder de acordo. À medida que nos confortam, os níveis hormonais podem subir e nos sentimos melhor. Como é gratificante para os nossos cães quando detectam este aumento e percebem que a sua presença nos ajudou a sentir-nos melhor! Nossos amigos peludos parecem saber o que precisamos. Mas como? São nossas expressões faciais ou nossa voz ou nossa linguagem corporal ou nossos hormônios ou nosso cheiro? Ou é um sexto sentido?
  • Ouvir e cheirar
    Os cães têm um senso agudo de audição, então eles ouvem trovões distantes antes de nós. Eles também cheiram as mudanças na atmosfera (ozônio) melhor do que nós, então eles podem sentir uma tempestade que se aproxima.
    Já viu seu cachorro andando ansiosamente pela casa antes de uma tempestade?
    Os cães também são conhecidos por detectar mudanças na atividade sísmica e sentir movimentos minuciosos antes que os terremotos ocorram. Além de ouvir, cheirar e sentir a atividade climática, os cães podem detectar mudanças na pressão barométrica ou nos campos eletromagnéticos.
  • Doença humana
    O olfato aguçado do cão permite que eles “sintam” algumas doenças humanas. Quando estamos doentes, a química do nosso corpo muda causando a emissão de certos aromas.
    O nariz humano pode não detectar essas mudanças sutis, mas o nariz de um cão pode.
    Aproveitando esse excelente olfato, os cães podem ser treinados para detectar compostos orgânicos voláteis específicos (COV) em humanos que refletem doenças em andamento.
    COVs são substâncias químicas emitidas por seres humanos que existem em ambos os estados gasoso e líquido. Ao detectar COVs, os cães podem ajudar na detecção precoce de câncer de pulmão cheirando a respiração de uma pessoa ou câncer de bexiga cheirando sua urina.
    A conexão canino-COV pode eventualmente levar a avanços no diagnóstico do câncer, à medida que os pesquisadores trabalham para isolar a proteína ou produto químico que alerta o cão. Os cães também podem prever o baixo nível de açúcar no sangue detectando os COVs emitidos pelos poros da pele de um diabético ou prever uma convulsão reconhecendo alterações nos COVs, no tamanho da pupila e no comportamento de um paciente com epilepsia.
    Um cão treinado que está familiarizado com a “norma” de seus donos pode ser especialmente preciso para discernir pequenas mudanças que podem indicar uma alteração no estado de saúde. Quando combinados com sua capacidade de ler o humor de seus donos, os cães treinados são bastante hábeis em prever problemas de saúde e prevenir lesões. Sexto sentido ou super-herói?
  • Atividades diárias 

    Os cães aprendem as rotinas das pessoas que vivem com eles. Eles sabem quando vamos acordar, sair para o trabalho e voltar para casa. Os cães têm um relógio interno. 

  • Já viu seu cachorro te encontrar na porta da frente quando você chega em casa do trabalho? Talvez ele apenas conheça sua agenda. Mas talvez seja mais. Já teve seu cachorro esperando na porta quando você chega em casa inesperadamente? Você não está sozinho! Em um estudo, câmeras escondidas foram colocadas em casas onde os pesquisadores tinham os donos voltando para casa em horários aleatórios. Apesar da mudança de horário, os cães de alguma forma sabiam quando ir até a porta para cumprimentá-los. O sentido agudo de audição e olfato detectou a presença de seu dono ou o sexto sentido entrou em ação?
  • Como você pode sentir o sexto sentido do seu animal de estimação?
    Podemos não ser tão sensíveis quanto nossos cães, mas mesmo meros mortais podem reconhecer quando o sexto sentido de um cão está em ação. Cães treinados responderão quando seu dono ficar doente. Eles alertarão uma pessoa com epilepsia para uma convulsão iminente ou uma pessoa com diabetes para uma queda no açúcar no sangue e os ajudarão a evitar lesões vocalizando ou cutucando-os para sentar ou puxar o carro para o acostamento. Essas respostas utilizam habilidade inata e treinamento profissional. Mas não vamos ignorar as respostas não treinadas de nossos cães amadores. Os cães que detectam o mau tempo que se aproxima podem andar nervosos e ganir. Eles podem se esconder. Eles podem latir. Eles podem procurar seus donos. Cães que detectam mudanças no humor de seus donos podem se aconchegar ao lado deles ou implorar para serem acariciados. Cães que detectam doenças podem lamber os donos incessantemente e ficar bem perto deles.
    Você conhece seu animal de estimação e ele conhece você. Apenas preste atenção nele e você pode se surpreender com o quão intuitivo ele é. E mesmo que não haja evidências científicas sobre o sexto sentido de um cão, certamente temos “senso” suficiente para apreciar as habilidades de nossos cães e como eles integram seus outros cinco sentidos de uma maneira incrível.

Por esta razão, é muito importante tirar o máximo das habilidades de seu pet. Contate um bom adestrador que poderá auxiliá-lo a interagir melhor com o seu cão e divirta-se!

 

Deixe o seu comentário

Todos os campos marcados com asterisco (*) são de preenchimento obrigatório