Meu gato anda cambaleando

Percebo que meu gato não está tão disposto como de hábito. Ao caminhar até mim percebo que ele está estranho, parece até que bebeu, mas não é nada disto! Ele está cambaleando, sem equilíbrio, o que pode ser causado por várias condições em que a saúde de seu gato está dando sinais ao tutor de que algo não vai bem.

Esta perda de equilíbrio ocorre principalmente quando um gato sofre de doença vestibular. Terá problemas para ficar em pé nas quatro patas e você pode até perceber que ele se inclina ou cai às vezes, o que pode ser uma visão assustadora. Saiba mais sobre isto e várias outras situações que levam o seu gato a um quadro similar.

Causas da perda de equilíbrio em gatos

Nem sempre há uma causa conhecida para a doença vestibular, mas os seguintes problemas podem desempenhar um papel nesta condição:

  • Infecções do ouvido médio ou interno
  • Doença ou lesão da medula espinhal
  • Dano ou doença do sistema nervoso central
  • Problemas neurológicos
  • Câncer
  • Tumores no canal auditivo, especialmente em gatos idosos
  • Exposição a drogas ou toxinas específicas

Diagnóstico de perda de equilíbrio em gatos

Os sinais de doença vestibular podem estar relacionados a outra condição, como infecção do ouvido interno ou traumatismo crânio encefálico.

Um exame físico geralmente é realizado para verificar a saúde geral do seu gato. Isso inclui um exame neurológico e um exame otoscópico (ouvido).

Você também deve responder a perguntas sobre o histórico médico do gato e os sinais atuais.

Seu veterinário pode executar uma série de testes para verificar a causa subjacente da perda de equilíbrio do seu gato ou para descartar outras condições. Ele pode ainda solicitar um exame de sangue, exame de urina e culturas de ouvido para investigar outras doenças que podem causar perda de equilíbrio. 

Seu gato pode ter que passar por uma ressonância magnética, punção lombar e radiografias da cabeça para verificar se há lesões ou infecções que possam ter causado a doença. Os testes também permitem que o veterinário verifique se a perda de equilíbrio não causou uma condição mais séria, como uma lesão por queda.

Tratamento da perda de equilíbrio em gatos

As opções de tratamento dependem se a perda de equilíbrio é idiopática ou não. Seu veterinário tratará a causa subjacente, se conhecida, e se concentrará no alívio dos sintomas se não houver uma causa conhecida.

Tratando a causa subjacente

A perda de equilíbrio pode ser causada por uma infecção no ouvido, tumor ou exposição a toxinas. Quando for esse o caso, o veterinário tratará a causa subjacente da doença. Seu veterinário pode prescrever antibióticos para uma infecção ou tratar a toxicidade de um medicamento. O tipo de tratamento depende da própria causa subjacente.

Tratamento da doença vestibular idiopática

Se a perda de equilíbrio ou doença vestibular for considerada idiopática, ou seja, ocorreu de modo espontâneo, naturalmente ou sem razão aparente; seu veterinário se concentrará em tratar os sinais e em trazer conforto ao seu gato, pois:

  1. A tontura pode fazer com que seu gato perca o apetite ou vomite, então o veterinário pode prescrever medicamentos para tratar vômitos, náuseas e enjoo.
  2. Seu gato pode precisar de ajuda com alimentação, administração de fluidos e mudança de posição durante a recuperação dessa condição.
  3. Seu gato pode ficar restrito a uma gaiola em uma área bem acolchoada para evitar ferimentos ao tentar se levantar ou andar. A boa notícia é que os sinais geralmente desaparecem e não tendem a se repetir. 

Recuperação de perda de equilíbrio em gatos

Seu veterinário pode tratar a causa subjacente ou os sinais de perda de equilíbrio, mas ainda é importante agendar uma consulta de acompanhamento após o tratamento. Uma consulta de acompanhamento permite que seu veterinário verifique se a causa subjacente foi tratada ou eliminada. Seu veterinário também se certificará de que seu gato não adoeceu ou se machucou devido à perda de equilíbrio.

É importante seguir as instruções do veterinário, desde auxiliar na alimentação até a administração de medicamentos. Você pode precisar continuar a restringir seu gato ao repouso na gaiola até que os sinais tenham desaparecido completamente. O seu veterinário irá informá-lo quando deve interromper o tratamento.

A causa subjacente pode ser tratável se diagnosticada precocemente, e a doença vestibular idiopática geralmente desaparece em um curto período.

Deixe o seu comentário

Todos os campos marcados com asterisco (*) são de preenchimento obrigatório