Fezes amarelas: – devo me preocupar?
De repente, caminhando com o meu pet, ao recolher suas fezes noto que elas estão um pouco mais moles e amareladas. O que fazer? Definitivamente, elas estão diferentes do habitual. O que fazer, então? Em novembro deste ano publicamos um artigo bastante importante para os tutores. Afinal, aprender o que é normal facilita os tutores a reagir quando se sai da normalidade. Prestar atenção a cada detalhe e comportamento do nosso cachorro, pode fazer a diferença na hora de salvá-lo em uma situação de emergência! Fezes de coloração amarela não são normais e devem merecer do tutor a devida atenção. Saiba a razão.
Normalmente a cor deve ser marrom com tonalidade que depende do que seu cão come

Essa cor é obtida pela bile hepática durante o processo de digestão dos ingredientes ingeridos O resultado final é a absorção dos nutrientes presentes e a formação de fezes de material consistente e uniforme.
Fezes avermelhadas ou pretas são reconhecidas como indicadores de situação de emergência, pois podem estar ligadas a hemorragias em diferentes partes do intestino, mas a cor amarela demanda igualmente atenção.
Troca de dieta ou ingestão de alimento estranho pode causar irritação no estômago e intestino, que o reconhece e tenta expulsar essa ingesta para fora o mais rápido possível, levando as fezes a serem mais macias e amareladas (amarelo mostarda a verde amarelo).
Por vezes, camada viscosa de muco amarelada é devida a dano hepático, inflamação intestinal por presença de parasitas, infecção bacteriana, intolerância alimentar ou corpos estranhos. Se o dano for mais intenso teremos cor amarela com manchas vermelhas ou amarelo alaranjada.
Manchas ou pontos amarelos podem ser alimentos parcialmente digeridos como milho, cenoura e beterraba, dentre outros, mas podem ser ovos de tênia (geralmente descritos também como grãos de arroz). Fios variáveis de amarelo a branco podem ser vermes intestinais. Tire uma foto ou colete as fezes e leve ao seu veterinário.