É normal meu cachorro estar assim? Afinal, o que é normal?

É normal meu cachorro estar assim? Afinal, o que é normal?

Aprender o que é normal facilita os tutores a reagir quando se sai da normalidade. Prestar atenção a cada detalhe e comportamento do nosso cachorro, pode fazer a diferença na hora de salvá-lo em uma situação de emergência! Acompanhe este artigo até o final e saiba identificar o que é normal para o seu cachorro.

 

É normal meu cachorro estar assim? 

É normal meu cachorro estar assim? Afinal, o que é normal?

Sempre dizemos aos tutores para assistir e ouvir seus pets todos os dias.

Você aprende a ver padrões em seu comportamento: o quanto comem e bebem; o quanto dormem (quando e onde); como eles respiram em repouso e após o esforço.

Todas essas coisas são pistas para a saúde do seu animal. A melhor maneira de reconhecer quando algo é anormal é familiarizar-se com o que é normal. 

Se você tem um cachorro com hipertermia ou respirando fundo, aqui estão algumas diretrizes para ajudá-lo a determinar se seu pet está saudável ou está tendo problemas.

 

Respiração normal

Não temos o hábito de prestar atenção na respiração, em nós mesmos ou em nossos cães. O corpo regula a respiração automaticamente, enviando sinais da base do cérebro pela espinha aos músculos que controlam a respiração, dizendo-lhes para se contrair e relaxar regularmente. 

A respiração muda com base em fatores como nível de atividade, temperatura, presença de substâncias irritantes ou toxinas no ar e emoções como medo ou ansiedade.

Os cães em repouso têm uma taxa de respiração normal de 10 a 35 respirações por minuto. Em média, um cão em repouso respira 24 vezes por minuto. 

Para verificar a frequência respiratória de seu cão, conte os movimentos do peito por 15 segundos e multiplique por quatro para obter o número total de respirações por minuto. 

Pratique em casa, quando você e seu cão estão relaxados, para que você reconheça rapidamente quando algo está errado. Deste modo, você saberá se é normal o seu cachorro estar assim ou não.

 

Respiração alterada

Quando a frequência respiratória de um cão é persistentemente alta e não pode ser atribuída a nenhum dos fatores ambientais acima, isso pode sinalizar um problema de saúde, como anemia, insuficiência cardíaca congestiva ou vários distúrbios respiratórios.

A respiração superficial ou lenta também é uma preocupação. Um cão cuja frequência respiratória diminuiu acentuadamente pode estar em choque. Ele pode correr o risco de não respirar completamente. 

Isso pode ser resultado de uma série de fatores, incluindo trauma (como ser atropelado por um carro), envenenamento ou certas doenças neuromusculares.

Outros sinais de problemas respiratórios a se levar em conta são: 

  • Respiração ruidosa; 
  • Dificuldade em inspirar ou expirar; 
  • Respiração profunda e vigorosa;
  • Tosse, especialmente tosse seca ou que expele muco ou sangue.

Claro que qualquer mudança na respiração do seu cão pode muito bem ser uma emergência e justificar uma visita ao veterinário!

 

Temperatura normal

É normal meu cachorro estar assim? Afinal, o que é normal?

O corpo funciona normalmente em uma determinada faixa de temperatura; isso é verdade para humanos e cães. 

O corpo de um cachorro é ajustado para uma temperatura normal de 37,7 a 38,8 graus Celsius. A temperatura corporal média canina é 38,3.

Os filhotes podem variar um pouco fora dessas faixas. Por exemplo, os filhotes recém-nascidos têm uma temperatura corporal de 34,4 a 36,1 graus e podem não atingir a temperatura corporal normal até cerca de um mês de idade. Eles conseguem manter sua temperatura ótima através do termotropismo.

Os cães têm uma camada isolante de pelo para mantê-los aquecidos quando está frio, mas permanecer frescos é mais difícil para eles. 

 

Cuidados especiais com braquicefálicos (hipertermia)

Ao contrário das pessoas, eles não têm um sistema de resfriamento evaporativo das glândulas sudoríparas, mas precisam liberar calor através da respiração ofegante.

Isso não é muito eficaz, por isso é importante sempre fornecer água fria e sombra ao seu cão quando ele estiver ao ar livre e limitar as atividades nas horas mais quentes do dia. Isso vale em dobro para cães braquicefálicos (de cara achatada ou focinho curto) como Buldogues ou Pugs, que podem morrer rapidamente de insolação se não forem mantidos em ambientes frescos.

 

Como medir a temperatura do seu cão

Para medir a temperatura do seu cão, lubrifique um bulbo ou termômetro retal digital com KY ou vaselina e insira-o delicadamente de uma a três polegadas no canal anal.

Acredite, mesmo com um cachorro minúsculo, você vai querer um assistente para segurá-lo com firmeza durante esse processo! 😂

Segure o termômetro no lugar – e faça o que fizer, não deixe o cachorro sentar nele – por três minutos. Em seguida, remova-o, limpe-o e leia a temperatura. Após cada uso, limpe o termômetro com álcool.

 

Como saber se a temperatura corporal do seu cão está fora de sintonia? 

Se a temperatura dele estiver abaixo do normal, você poderá notar que ele está com calafrios ou tremendo, ou que está tentando se manter aquecido, enrolando-se ou deitando-se em um local aquecido. 

Por outro lado, as febres costumam ser a resposta do corpo à infecção, mas também podem ser causadas por qualquer coisa, desde inflamação e reações alérgicas a toxinas ou câncer.

 

Como saber se meu cão está com hipertermia 

Insolação ou hipertermia é o aumento da temperatura corporal com potencial  risco de vida. Conheça os principais sinais:

  • Respiração ofegante bem forçada;
  • Dificuldade para respirar;
  • Língua e gengivas vermelho vivo, ocasionalmente;
  • Saliva espessa e
  • Vômito. 

A insolação é uma emergência! Tire o cachorro do calor, lave suas patas com água morna e leve-o ao veterinário.

Frequência cardíaca normal

A velocidade com que o coração de seu cão bate depende de sua idade e tamanho. Filhotes têm os batimentos cardíacos mais rápidos: 160 a 200 batimentos por minuto ao nascer e até 220 bpm quando têm 2 semanas de idade. 

O coração de um cão adulto bate de 60 a 140 vezes por minuto. Normalmente, quanto maior o cão, mais lenta é a frequência cardíaca. A frequência cardíaca de um toy pode chegar a 180 bpm.

Para verificar a frequência cardíaca de seu cão, coloque a mão na parte interna da perna de trás, no meio da coxa. Você deve sentir a artéria femoral pulsando perto da superfície. É mais fácil descobrir se o cão está de pé. Conte o número de batidas que você sente durante um período de 15 segundos e multiplique por quatro para obter as batidas por minuto.

Frequência cardíaca alterada

Um pulso anormalmente rápido ou lento pode ser motivo de preocupação. Uma pulsação rápida pode ser algo tão simples quanto ansiedade, mas também pode indicar muitas outras condições, incluindo perda de sangue, desidratação, febre e insolação. 

Uma pulsação lenta pode ser um sinal de choque ou doença cardíaca.

Na próxima vez que você for à clínica, pergunte ao seu veterinário o que é normal em seu cão e peça-lhe que lhe mostre como verificar. 


Saber o que procurar pode evitar um pouco de ansiedade e levá-lo ao veterinário a tempo quando você enfrentar uma emergência. Ficar sempre de olho no comportamento habitual de nossos cães é o melhor guia para sabermos quando algo não vai bem!

E você, já tinha pensado nisso? Conte aqui pra gente!

Deixe o seu comentário

Todos os campos marcados com asterisco (*) são de preenchimento obrigatório