Você já ouviu falar de quelatos para cães e gatos?

Constar do rótulo de um produto não quer dizer necessariamente que este determinado nutriente estará plenamente disponível para a fisiologia de seu cão ou gato. 

Isto vale para qualquer um dos nutrientes essenciais, mas chega a ser de capital importância quando o assunto é minerais! 

Daí a pergunta: Você já ouviu falar de quelatos na alimentação do seu pet?

O que são quelatos?

De maneira simplista, um quelato nada mais é do que a combinação em que os minerais são ligados a agentes quelantes, tais como aminoácidos, peptídeos, polissacarídeos complexos, dentre outros. E estes minerais quelatos podem substituir com vantagens as apresentações como tradicionalmente os minerais são ofertados em dietas e suplementos vitamínico-minerais na alimentação dos pets. Assim, os óxidos e sulfatos, que são as formas como os minerais participam destas formulações darão lugar aos quelatos.

Mais tecnicamente, minerais quelatos, também conhecidos por orgânicos, consistem na formação de anéis heterocíclicos de coordenação, constituídos por um átomo metabólico central, que coordena duas ou mais espécies iônicas ou moléculas, ligadas às posições ativas do mesmo. As propriedades dos íons metálicos quelatados diferem daquelas dos íons livres ou simplesmente hidratados porque sua presença nas estruturas quelatadas modifica características químicas e físicas dos grupos coordenados.

Por que eles são superiores às formas convencionais?

Então, podemos concluir que o médico veterinário nutricionista pode lançar mão de várias alternativas para suprir as necessidades nutricionais diárias dos pets. Ao formular uma dieta, e em se tratando dos minerais necessários, ele consegue balancear a dieta alcançando os níveis necessários a partir de três grupos principais:

  • O primeiro grupo está justamente nos ingredientes de origem vegetal ou animal que irão contribuir para que se alcance o nível de energia, proteína e seus aminoácidos e ácidos graxos. Este grupo conseguirá contribuir modestamente com uma parcela do todo.
  • Um segundo grupo, quase que exclusivo para os macrominerais Cálcio e Fósforo, é composto por algumas matérias primas ricas nestes dois minerais. É o caso dos fosfatos monocálcicos, bicálcicos e tricálcicos, principalmente.
  • Mas em geral estas formulações não conseguem atingir as necessidades nutricionais diárias para os microminerais e precisam ser suplementadas. Cabe ao nutricionista, então optar entre os sulfatos e óxidos em que cada micromineral se apresenta comercialmente ou através destes mesmos minerais obtidos através de quelação.

É neste ponto que reside a questão que nos propusemos clarificar neste artigo de hoje. Por que então quelatos, que são significativamente mais caros que as fontes habitualmente empregadas?

A justificativa está baseada em alguns benefícios relevantes que o seu emprego agrega à dieta:

1- No trato digestivo do animal, a inter-relação entre os vários elementos minerais pode ser tanto sinérgica quanto antagônica, como imagem abaixo em modelo proposto por Georgievskii. Os íons minerais podem interferir entre si e nos próprios sítios de absorção. É conhecido que existem íons minerais capazes de reduzir a biodisponibilidade de um ou mais íons de outra natureza; para alguns íons esta interferência é recíproca. Os minerais quelatos são mais estáveis e por esta razão são menos propensos a estas condições descritas.

2- Esta estabilidade concorre para a alta absorção e biodisponibilidade dos minerais quelatos. Isto é possível graças ao fato de que entram no trato intestinal já ligados ao aminoácido. O mineral quelatado é absorvido pelo organismo e nele se mantém intacto, ou seja, a sua ligação com o aminoácido permanece inalterada. Essa absorção é feita por um mecanismo de transporte passivo, segundo pesquisa conduzida por Wapnir e Stiel, 1986.

3- Esta estabilidade ainda atua positivamente diante de eventual efeito antagônico com outros elementos da dieta, como comumente ocorre com as vitaminas, que podem perder parte de sua potência por conta de reações provocadas pelos minerais presentes na mistura.

É por esta razão que desenvolvemos Nelty®.

Até chegamos a considerar em nossas formulações alguns suplementos que estão comercialmente disponíveis, porém acabamos concluindo ser necessário desenvolvermos um produto que efetivamente complementasse de forma indiscutível as dietas que temos prescrito aos tutores.

Diante de todo este conhecimento científico disponível, bem como dos próprios “gaps” comuns nas dietas em relação a vitaminas e minerais, acabamos por desenvolver um produto que melhor se compatibiliza com nossas formulações. Igualmente, concluímos que seria importante adotarmos os minerais na forma de seus quelatos, em combinações principalmente com aminoácidos, já trazendo uma melhor estabilidade com as próprias vitaminas, que não seriam afetadas.

E tivemos sucesso, pois exceção feita ao Selênio, que não conseguimos encontrar um sucedâneo quelatado, todos os demais minerais são orgânicos, ou quelatos. O próximo passo foi buscar uma parceria com uma empresa de manipulação farmacêutica, e optamos pelo tradicional Laboratório Buenos Ayres  que desde 1946 atua no mercado. Em conjunto, desenvolvemos um produto que pode ser adquirido por prescrição médico veterinária sob a marca Nelty®.

E foi assim que conseguimos um produto extremamente concentrado e rico em minerais e vitaminas, conforme garantias abaixo:

Cálcio quelado……………………………………………………………………………………………………….28,6g

Fósforo quelado…………………………………………………………………………………………………….22,8g

Potássio quelado………………………………………………………………………………………………….172mg

Magnésio quelado………………………………………………………………………………………………..17,2mg

Ferro quelado………………………………………………………………………………………………………1140mg

Cobre quelado……………………………………………………………………………………………………….209mg

Manganês quelado……………………………………………………………………………………………….143mg

Zinco quelado………………………………………………………………………………………………………2290mg

Iodo quelado…………………………………………………………………………………………………………28,5mg

Selênio…………………………………………………………………………………………………………………..9,15mg

Vitamina A……………………………………………………………………………………………………….143.000UI

Vitamina D………………………………………………………………………………………………………….14.300UI

Vitamina E…………………………………………………………………………………………………………….1.430UI

Vitamina K2…………………………………………………………………………………………………………..2,86mg

Tiamina……………………………………………………………………………………………………………………..64mg

Biotina……………………………………………………………………………………………………………………2,06mg

Riboflavina……………………………………………………………………………………………………………..148mg

Ácido pantotênico………………………………………………………………………………………………….343mg

Niacina…………………………………………………………………………………………………………………….389mg

Pridoxina………………………………………………………………………………………………………………..43,5mg

Ácido fólico……………………………………………………………………………………………………………6,18mg

Vitamina B12…………………………………………………………………………………………………………..0,8mg

Colina………………………………………………………………………………………………………………………19,45g

Mistura secante…………………………………………………………………………………………………………..25g

Mistura antioxidante……………………………………………………………………………………………………..8g

Maltodextrina q.s.p…………………………………………………………………………………………………..500g

Caso sinta necessidade em conhecer algo mais, ou mesmo esclarecer alguma dúvida sobre o tema, não hesite em contatar-nos através de nosso WhatsApp (11) 94496-8345 ou através de nosso e-mail contato@dogsncats.net.

Deixe o seu comentário

Todos os campos marcados com asterisco (*) são de preenchimento obrigatório