Métricas relevantes para o acompanhamento da obesidade canina

É crescente a incidência de obesidade em cães e isto deve ser evitado devido aos consequentes distúrbios metabólicos e, em casos extremos, até a própria mobilidade do cão é afetada devido ao comprometimento ortopédico, principalmente na coluna vertebral e articulações, que resultam em doloroso processo.

Uma boa medida preventiva é acompanhar o corpo de seu pet através de um escore de conformação corpórea proposta por Laflamme et. al.(1997).

Sempre que os escores estiverem fora da faixa ideal (4 a 6) e, principalmente se ele estiver na faixa de sobrepeso (7 a 9), é a hora de você procurar o seu veterinário especializado em nutrição, pois o seu pet precisa rever a dieta urgentemente.

Uma outra medida, um pouco mais trabalhosa, é periodicamente tomar as medidas de seu cão conforme esquema abaixo, que inclusive permitirá acessar o percentual de gordura corporal em cães (%GCC) utilizando a equação proposta por Burkholder & Toll (1997), onde CMP é a medida do membro pélvico (cm), e a CAB o perímetro abdominal (cm).

 

Qualquer dúvida, ou se tenha o interesse em acompanhar o estado nutricional de seu pet, ou mesmo esclarecer alguma dúvida sobre o tema, não hesite em contatar-nos através de nosso WhatsApp (11) 94496-8345 ou através de nosso e-mail contato@dogsncats.net.

Deixe o seu comentário

Todos os campos marcados com asterisco (*) são de preenchimento obrigatório