É normal meu gato estar assim? Afinal, o que é normal?

É normal meu gato estar assim? Afinal, o que é normal?

Aprender o que é normal facilita os tutores a reagir quando se sai da normalidade. Prestar atenção a cada detalhe e comportamento do nosso gato, pode fazer a diferença na hora de salvá-lo em uma situação de emergência! Acompanhe este artigo até o final e saiba identificar o que é normal para o seu gato.

 

É normal meu gato estar assim? 

É normal meu gato estar assim? Afinal, o que é normal?

Vocês, tutores, devem observar as mudanças no comportamento dos seus pets sempre em busca de pistas de que algo pode estar errado com eles. 

A melhor maneira de saber isso é estar ciente do que é normal para seu gato, saber quando ele está feliz e com saúde. Aqui estão algumas orientações e informações sobre o que está dentro dos limites normais para os sinais vitais do seu gato.

 

Respiração normal

Assim como a frequência cardíaca muda dependendo da atividade física e mental, o mesmo ocorre com a frequência respiratória.

No entanto, a respiração também é afetada por doenças, substâncias irritantes no ar, ansiedade e temperatura. Portanto, saber a frequência respiratória normal de seu gato, e estar ciente de seu padrão respiratório normal, vai te ajudar a saber se ele está tudo normal ou se há algo de mais preocupante acontecendo.

As taxas respiratórias em repouso (quando quietos e bem calminhos) para gatos adultos estão entre 16 e 40 respirações por minuto. De modo geral, quanto menor for o animal, mais rápida será a frequência respiratória.

Contar o número de vezes que seu gato respira durante 15 segundos e multiplicar por quatro fornecerá a taxa de respirações por minuto. 

Se você não tem certeza se está contando corretamente, pergunte ao seu veterinário na próxima consulta.

 

Respiração alterada

Qualquer alteração substancial na taxa ou caráter da respiração do seu pet, ou seja, se parecer uma respiração superficial ou fraca, barulhenta demais ou como se estivesse fazendo muito esforço para respirar, pode indicar uma situação de emergência e precisam ser atendidos rapidamente.

 

Temperatura normal

A temperatura retal normal dos gatos varia em torno de 38-39 graus Celsius. 

Uma temperatura fora da faixa normal pode indicar insolação ou febre, se acima do normal, ou problemas circulatórios graves ou ainda hipotermia, se abaixo do normal.

A melhor maneira de saber como medir a temperatura de seu gato é pedir ao veterinário para lhe mostrar como fazê-lo.

 

Cuidados especiais com braquicefálicos (hipertermia)

Saber como medir a temperatura é especialmente importante em nosso clima quente e úmido e especialmente para tutores de raças de gatos de nariz curto (braquicefálicos) que são propensas ao estresse por calor.

Se você suspeita que seu gato pode estar sofrendo de estresse por calor, use água fria, mas não gelada, para o molhar e leve ao veterinário o mais rápido possível – a insolação é uma emergência. 

Da mesma forma, se seu gato está mais frio do que o normal, fraco ou letárgico, ele também precisa ser visto o mais rápido possível.

 

Frequência cardíaca normal

É normal meu gato estar assim? Afinal, o que é normal?

A frequência cardíaca muda em relação ao tamanho/ porte do gato. Em geral, quanto maiores são, mais lenta é a frequência cardíaca e, se forem muito jovens, a frequência cardíaca também será muito mais rápida do que a de um adulto da mesma espécie e raça.

Também vale a pena pensar no que o seu gatinho está fazendo ou antecipando fazer, ou seja, se ele está dormindo (mais lento), apenas está correndo descontroladamente pela casa (mais rápido) ou prestes a pegar seu brinquedo favorito (ansioso).

Os batimentos cardíacos em repouso (ou seja, quieto, calmo e relaxado) para gatos adultos são geralmente em torno de 120-140 batimentos por minuto.

Para medir a frequência cardíaca de seu bichano, você pode sentir a artéria femoral na seção intermediária da parte interna da pata traseira. Conte o número de batidas que você sente em 15 segundos e multiplique por quatro.

 

Frequência cardíaca alterada

Um aumento acentuado, diminuição ou padrão irregular pode indicar uma condição séria como desidratação, febre, doença cardíaca ou choque.

Saber como medir o pulso de seu gato pode ser uma ferramenta útil para avaliar como ele está em uma situação de emergência. 

Na próxima vez que você for ao veterinário, peça a ele para demonstrar como encontrar o pulso do seu gato e o que é normal para especificamente para ele.


Saber quando nosso gatinho está com os sinais vitais normais é muito importante para nos deixar mais calmos em situações onde a falta de conhecimento poderia nos fazer “arrancar os cabelos”! 

Aproveite sempre para bater um papo com seu veterinário e entender cada vez mais sobre a saúde do seu gatinho! Temos certeza de que ele vai te agradecer – miaaaaau! 😻

 

Deixe o seu comentário

Todos os campos marcados com asterisco (*) são de preenchimento obrigatório