Conheça as doenças que podem ser transmitidas por pulgas para cães e gatos

As pulgas estão presentes em diversos tipos de ambiente e infelizmente podem parasitar os nossos pets e trazer sérias consequências. Conheça as doenças que podem ser transmitidas por pulgas para cães e gatos e para não ficar com nenhuma pulga atrás da orelha, é só continuar lendo este artigo, ok? =)

As pulgas

As pulgas são insetos que não voam (ainda bem!) e que podem parasitar roedores, pássaros, animais selvagens, cães, gatos e seus tutores.

Esses insetos (detestáveis!) são portadores de vários patógenos, como bactérias (p.ex.: Ricketssias, Bartonella) e de parasitas, como as tênias.

Seu pet pode estar mais vulnerável à picadas de pulgas ao entrar em contato com animais selvagens (como camundongos ou pássaros) e principalmente, quando não estão recebendo um tratamento regular contra pulgas.

As doenças transmitidas pelas pulgas podem causar anemia, coceiras e queda de pelo. Enquanto o pet não for tratado, os sintomas poderão se agravar causando fraqueza muscular, febre, pneumonia, anemia crônica, choque e até a morte.

Conheça as doenças que podem ser transmitidas por pulgas para cães e gatos

Infelizmente são muitas as doenças que as pulgas podem transmitir para os nossos cães e gatos. Por isso é sempre bom ficarmos alertas a qualquer sintoma diferente que nossos pets possam apresentar e levá-los ao veterinário para o diagnóstico correto!

Conheça abaixo as principais doenças transmitidas por pulga.

Dermatite alérgica à picada de pulga (DAPP)

Causa

A proteína antigênica da saliva da pulga entra na pele da “sua vítima” por via subcutânea.

A reação alérgica acontece porque a saliva das pulgas contém compostos químicos como histamina e aminoácidos que resultam em hipersensibilidade. 

Causa múltiplas feridas nos pets, levando à queda de pelo no dorso próximo da cauda.

Sintomas

  • Alopecia (queda de pelo)
  • Dor na pele
  • Pele rachada
  • Hiperpigmentação da pele (escurecimento)
  • Coceira intensa

Diagnóstico 

Os veterinários podem fazer o diagnóstico de dermatite alérgica à picada de pulga (DAPP) simplesmente por meio de um exame visual de seu animal de estimação.

Isso inclui a verificação se há pulgas presentes no seu pet, a identificação de áreas em que o crescimento do pelo diminuiu e a inflamação ao redor da pele rachada. 

O veterinário também pode realizar um teste intradérmico, que envolve o uso de cepas específicas de saliva de pulga, para testar a hipersensibilidade do seu cão ou gato a uma cepa específica.

Como tratar

A dermatite alérgica à picada de pulga (DAPP) pode ser tratada com o uso de tratamentos tópicos regulares em seu cão ou gato.

O veterinário pode tratar o pet infectado com reguladores de crescimento de insetos que reduzem significativamente a taxa de crescimento e desenvolvimento das larvas. 

Caso ocorra infecção bacteriana como resultado da DAPP, seu cão ou gato pode receber uma prescrição de antibióticos para reduzir qualquer inflamação que possa estar presente.

O ideal é que os tutores limpem completamente o ambiente (a casa) da seguinte maneira:

  • Banhe seu cachorro ou gato com shampoo antipulgas medicamentoso;
  • Aspire as áreas acarpetadas – elas podem ser reservatórios potenciais para larvas ou ovos de pulgas;
  • Elimine as camas dos pets, pois podem estar hospedando ovos e larvas de pulgas;
  • Pulverize tapetes e rodapés com produtos residuais de pulgas, que podem eliminar os ovos e larvas de pulgas.

Tênia

Causa

Cães e gatos ingerem pulgas contaminadas com larvas de Diphilidium canino (tênia) que se tornarão adultas no trato digestivo dos animais. 

Com isso, essas larvas irão parasitar o pet, gerando perda de nutrientes da dieta e causando, quando da sua eliminação, irritação anal, muitas vezes com inflamação da glândula ad anal.

Sintomas

  • Cólica (dor abdominal)
  • Vômito 
  • Parasitas visíveis ao evacuar

Diagnóstico 

O veterinário pode solicitar que os tutores coletem as fezes de seus pets para realizar um teste de flutuação fecal e exame microscópico das fezes. 

Isso revela o número estimado de ovos e larvas presentes no intestino do animal. Um exame à distância e histórico da saúde do seu cão ou gato também podem ser solicitados.

As perguntas feitas pelo veterinário podem incluir:

  • Histórico de vermifugação regular e tratamento contra pulgas;
  • Informações sobre o hábito dos pets – se os gatos fogem de casa com frequência ou se os cães frequentam regularmente pracinhas com outros cães, por exemplo. 

Como tratar

O tratamento das tênias é feito por meio de vermifugação regular a cada 3 a 4 meses, além da manutenção do controle regular de pulgas e carrapatos.

O método de tratamento é através de antihelmínticos de uma combinação variada. Na maioria das clínicas veterinárias, você pode comprar comprimidos que contêm princípios ativos como pirantel e praziquantel. 

Bartonella

Causa

Também conhecida como febre da arranhadura do gato, considerada como zoonose, por também poder ser transmitida para seus tutores.

É causada por uma bactéria gram-negativa conhecida como Bartonella henselae, que é transportada por pulgas e outros hospedeiros infectados (cães ou gatos infectados).

A Bartonella normalmente se espalha como resultado do contato de sangue com sangue.

Sintomas

  • Febre 
  • Sangramento nasal
  • Perda de peso
  • Anemia 
  • Inflamação do endocárdio 

Diagnóstico 

Como a Bartonella é uma bactéria, o veterinário pode realizar uma análise química completa do sangue e urinálise no cão e gato infectados.

O que se espera com esta análise é determinar a contagem de:

  • Glóbulos brancos – seu aumento sugere infecção bacteriana;
  • Glóbulos vermelhos – cujo aumento sugere anemia;
  • Plaquetas;
  • Sinais clínicos, como hematomas ou sangramentos, sugerindo exames mais específicos para detecção da bactéria (hemocultura e DNA da bactéria).

Como tratar

Seu veterinário pode recomendar um curso de antibióticos intensivos, dependendo da gravidade dos sinais clínicos. 

O protocolo geral sugere uma dose administrada duas vezes ao dia por aproximadamente quatro a seis semanas. 

Os antibióticos para o tratamento da Bartonella são de uso prolongado e resultarão na morte de bactérias gastrointestinais essenciais. 

Assim, os veterinários podem também prescrever, prebióticos que irão manter as bactérias intestinais e prevenir a diminuição da saúde imunológica do cão ou gato afetado.

Staphylococcus aureus – por último, mas não menos importante!

O tutor deve estar atento ao combate a pulgas e carrapatos, porque além de tudo o que já foi dito acima, os ferimentos na pele de cães e gatos podem propiciar a contaminação da pele pela bactéria Staphylococcus aureus, causadora de severa dermatite de tratamento intenso e demorado.

Curiosidade

Existe também a yersinia pestis, doença transmitida para espécie humana pela pulga do rato (peste bubônica).

Cuidados Gerais

Já vimos que as doenças transmitidas por pulgas podem variar de infecções (por endoparasita, virais e bacterianas) a reações alérgicas.

Quando um cão ou gato desenvolve dermatite alérgica à picada de pulgas, os veterinários sugerem tratá-lo com tratamentos tópicos regularmente, principalmente durante os meses de verão e outono.

Os veterinários também podem sugerir fazer mudanças em uma casa infestada por pulgas e isso pode exigir que os tutores:

  • Deem banhos frequentes nos pets, com shampoo medicamentoso;
  • Façam vermifugação regular e uso de soluções contra pulgas;
  • Restrinjam seu cão ou gato de interagir com outros animais;
  • Limpem a casa regularmente;
  • Eliminem as camas dos pets, que podem estar hospedando ovos e larvas de pulgas;
  • Realizem verificações de rotina em busca de pulgas e ovos.

É importante lembrar que erradicar as pulgas da casa e de seus animais de estimação pode levar muitos meses, pois os ovos podem ficar dormentes quando o ambiente não é favorável.

Portanto, fazer visitas regulares ao seu veterinário e seguir suas indicações, irá ajudar no manejo e recuperação do seu pet. 

Fique sempre em dia com a carteirinha de vermifugação do seu pet e com a validade do método utilizado como prevenção a pulgas e carrapatos (coleiras, spray, líquido ou comprimidos).


Como essas coisinhas minúsculas podem causar tanto incômodo, não é mesmo? Ainda bem que não nos faltam opções para deixarmos nossos pets muito protegidos contra esses detestáveis inimigos! 

Ainda ficou com alguma dúvida? Pergunte aqui pra gente, será um prazer poder ajudar!

Deixe o seu comentário

Todos os campos marcados com asterisco (*) são de preenchimento obrigatório