Como eliminar pulgas e carrapatos em cães e gatos?

Além de colocar sob risco a vida dos nossos pets, as pulgas e carrapatos deixam a vida dos nossos bichinhos bem difícil, já que se veem envolvidos em uma coceira interminável. Ainda bem que a solução para este problema já existe! Leia este texto até o final e descubra como eliminar pulgas e carrapatos em cães e gatos.

Os primeiros sinais de que seu pet pode estar com pulga e carrapato

Um vigoroso movimentar de patas e algumas mordidas pontuais são os primeiros sinais de que algo os incomoda. Sim, a coceira é o principal elemento que nos sugere a presença destes intrusos abalando a tranquilidade de nossos pets.

Porém, felizmente, o arsenal que temos a disposição para o controle de pulgas e carrapatos nos dá a tranquilidade de que a tecnologia opera a nosso favor!

Mas, não se iluda, este é um problema que acomete tanto os cães que vivem em áreas verdes como aqueles juntos de nós nas áreas urbanas, onde alguns insetos e aranhas também se juntam a este grupo de parasitas.

Portanto, atenção a qualquer situação que tire a tranquilidade destes nossos companheiros.

As pulgas e os cães

As pulgas, por exemplo, são insetos muito rápidos e minúsculos que podem pegar uma carona com o nosso pet após uma linda caminhada num dia de sol. São mais frequentes nos cães, mas parasitam também os gatos.

Nos cães, as pulgas encontram um habitat perfeito nas costas, base da cauda, nas orelhinhas e na barriga do pet, geralmente próximo à virilha.

Como eliminar pulgas e carrapatos em cães e gatos?


Uma vez sentida a presença destes intrusos, o controle se dá no animal e no ambiente em que eles vivem. Como já dissemos anteriormente, o que não nos falta são meios de controle para pulgas e carrapatos, como coleiras, sprays para uso tópico, fármacos para ingestão oral e xampus.

Estes produtos podem ser facilmente encontrados em pet shops, tanto em lojas físicas como online, supermercados e clínicas veterinárias. Então não vale dizer que não encontrou, hein? =)

Consulte o seu veterinário sempre que perceber que seu pet está (ou  esteve) com pulga e/ou carrapato.


Ninguém melhor do que ele para que uma estratégia seja definida por completo, além de avaliar eventuais riscos futuros, como no caso de carrapatos que podem conduzir a outras patologias.



Então, estamos combinados! Quando você notar que o seu animal de estimação está sem sossego, se coçando exageradamente, com a pele um pouco mais avermelhada ou até com lesões pelo corpo, é bom fazer uma visita ao seu amigo veterinário! 🐾

Deixe o seu comentário

Todos os campos marcados com asterisco (*) são de preenchimento obrigatório