Chocolate: Gostoso, mas tóxico para os cães!
Embora o chocolate seja extremamente gostoso para os tutores, ele representa um perigo para a saúde dos cães. Entenda a importância de resistir aos olhinhos “pidonchos” do seu cachorrinho enquanto você estiver comendo um pedaço de chocolate. Continue a leitura e conheça os perigos!
Intoxicação por chocolate em cães: mais comum do que você imagina!
“Durante minha prática clínica recebi vários casos de intoxicação por chocolate, geralmente em festas de fim de ano e Páscoa, quando essa guloseima está mais presente nos lares e o cão assim tem mais facilidade para ingerir o chocolate.
Muitas vezes os tutores me diziam: mas eu só dei um pedacinho pois ele me olhava pedindo com aquele jeito carente e irresistível. Alguns cães até comiam o chocolate com a embalagem, exigindo cirurgia para retirada de corpo estranho. A ocorrência foi geralmente de intoxicação em cães de menor porte.”
Dr. Regis Ribeiro
E o que o veterinário poderia fazer? Não existe antídoto!
Conheça os principais sintomas da intoxicação por chocolate em cães
- Hiperatividade;
- Mudança de comportamento;
- Vômitos;
- Diarreia (às vezes);
- Respiração ofegante;
- Aumento da frequência cardíaca;
- Arritmia;
- Fraqueza
- Ataxia (falta de coordenação dos movimentos de diferentes partes do corpo);
- Diurese;
- Convulsão;
- Morte.
O que fazer em caso de intoxicação por chocolate em cães
Corra para o veterinário!
Não existe antídoto, mas o veterinário pode agir de modo a amenizar a situação. Dá só uma olhadinha nos procedimentos:
- Inicialmente provocar vômitos se a ingestão tiver ocorrido nas últimas 3 horas;
- Ou realizar lavagem estomacal com água morna para dissolver o chocolate e facilitar a remoção;
- Aplicar fluidos, relaxantes musculares ou anestésicos barbitúricos para controlar convulsões e tratamento das arritmias;
- Nunca usar corticosteróides e eritromicina, pois atrasam a eliminação de metilxantina.
Por que o chocolate é tóxico para os cães?
O chocolate contém drogas denominadas metilxantinas, como a teobromina e a cafeína, que são de lenta metabolização pelos cães – o que impede sua eliminação e assim as torna muito tóxicas.
Dentre os chocolates, o branco tem concentrações menores dos tóxicos, mas, obviamente, não estão liberados para o consumo da mesma maneira!
Como saber se a quantidade de chocolate ingerida é tóxica para o meu cão?
Segue abaixo um link bem interessante (em inglês) com uma calculadora para você saber o que pode acontecer com o seu cão após ingerir alguma dose de chocolate:
https://www.mosmanvet.com.au/pet-care/chocolate-toxicity-calculator/
É só inserir o peso do seu cachorro (atente-se para selecionar a unidade em KG – quilos), escolher qual o tipo de chocolate que foi ingerido e então colocar a quantidade que foi consumida (selecione a unidade Gm – gramas).
Resumindo: nunca dê chocolate para o seu cachorro e tome bastante cuidado para que ele não ingira por acidente!
Acidentes podem sim acontecer e realmente cabe aos tutores o excesso de atenção com todos os perigos que seu cão pode estar correndo. Lembre-se sempre do ditado popular que prevenir é melhor do que remediar!
Agora conte aqui pra gente, você sabia que o chocolate oferece esse monte de riscos ao seu cãozinho? Vai tomar mais cuidado a partir de hoje, né? Seu cachorrinho com certeza vai AUgradecer!
1 Comentário
Obrigada pela matéria tão ilustrativa. Nunca é demais saber.Amo os animais e cuido da minha princesa Jolie, de 8 anos, como uma criança e com todo cuidado possível. Que Deus te abençoe e te proteja hoje e sempre!🙏🙏👏👍🏾🍀🌹👄❤