Saiba tudo sobre a reprodução dos cães – parte 1

Você tem uma cachorrinha em casa? É com você mesmo que queremos falar! Normalmente, os tutores acabam percebendo que suas cachorrinhas entraram no cio, principalmente devido ao sangue que fica pela casa e tamanho do órgão genital em maiores proporções. Mas, você sabe exatamente por qual fase sua “mocinha” está passando? Entenda melhor sobre a reprodução dos cães, o ciclo reprodutivo das fêmeas e o melhor momento para cruzar ou castrar seu pet!

Antes, algumas curiosidades sobre a reprodução dos cães!

  • A maturidade sexual dos cães depende da raça e porte do animal. Cães pequenos atingem a maturidade mais cedo.
  • Os machos se tornam férteis depois de seis meses de idade e maduros sexualmente de 12 a 15 meses. Eles permanecem com boa fertilidade e libido até os 8 a 10 anos.
  • A fêmea tem seu primeiro ciclo estral dos 6 a 18 meses de idade, normalmente, com intervalos médios de 7 meses durante toda sua vida.

Fases da reprodução ou ciclo estral

Vamos abordar neste artigo o ciclo reprodutivo das fêmeas!

Detalhamos cada fase para que você, tutor ou tutora, entenda melhor todos os momentos pelos quais sua cachorrinha passa ao longo da vida.

Proestro – os primeiros sinais

Nesse período a fêmea atrai os machos, apresenta fluxo de sangue vaginal e aumento da vulva.

O período dura em média 9 dias e nesses dias a fêmea não aceita o macho.

Esse é o período em que os tutores se dão conta de que a sua cachorrinha está de fato entrando no cio.

Estro – “cio”

Tem duração aproximada de 9 dias e apresenta os mesmos sinais do proestro, mas desta vez, com aceitação do macho para o acasalamento.

Sob condições normais, nas 48 horas iniciais do período ocorre a ovulação. Porém pode haver variações motivadas por idade, condições ambientais e nutrição.

É nesse período que ocorre a fertilização.

Diestro

Período de 60 a 90 dias após o cio (estro) em que o hormônio progesterona controla o trato reprodutivo, ocorrendo ou não a gestação.

É nesse período que pode ocorrer o que se denomina pseudociese.

Pseudociese é a falsa gestação ou gravidez psicológica. Significa que a fêmea não está fertilizada, porém apresenta sinais de gravidez.

Anestro

Período seguinte ao diestro, sem atividade sexual com duração de 3 a 4 meses.

Alertas para quem não quer cruzar seu pet

Muitos tutores não querem de jeito nenhum cruzar seus cachorrinhos.
As medidas abaixo ajudam no controle de natalidade, algo que faz parte da guarda responsável para evitar abandono e maus tratos. Confira nossas dicas:

  • Isolamento da fêmea durante o cio;
  • Castração (esterilização) tanto do macho como da fêmea. Em ambos os casos, após a cirurgia é muito importante monitorar o peso dos pets para evitar obesidade.

Apesar da existência de anticoncepcionais, os veterinários da Dogs ‘n Cats não aconselham seu uso devido ao risco de aumento de problemas graves de infecções do trato reprodutivo.

Alertas para quem quer cruzar seu pet

Por outro lado, muitos tutores vibram de alegria ao imaginar seus cachorrinhos se tornando papais ou mamães! Confira nossas dicas!

Check up

Se você é tutor ou tutora de uma fêmea, um mês antes do cruzamento, é muito importante fazer um check up. Veja o que deve constar neste check up:

  • Deixar as vacinas em dia;
  • Exame de fezes e vermifugação específica;
  • Verificação do estado nutricional;
  • Verificação de doenças de pele;
  • Exame de brucelose e
  • Exames de sangue (glicose, uréia, creatinina, hemoglobina glicada, eritrograma e leucograma).

Melhor período para cruzar seu pet

O melhor período para o cruzamento é entre o 10° e 14° dia do início do proestro, se estendendo por 2 a 3 dias. Cada acasalamento dura em média 10 a 30 minutos.

O que fazer se a fêmea não aceitar o macho

Primeiro, é interessante fazer com que a fêmea vá ao ambiente do macho (caso ambos não morem juntos) e é sempre recomendado que o cruzamento ocorra após o terceiro cio da fêmea.

Pode acontecer da fêmea estar no cio e não aceitar acasalar, para esta situação é indicada a inseminação artificial.

Nutrição

A fêmea não pode estar obesa, nem magra demais. Um reforço nutricional 3 semanas antes do cruzamento pode auxiliar no número de filhotes.

O ambiente ideal para o cruzamento

O ambiente deve ser calmo, com água fresca disponível e temperatura ambiente adequada. Antes do acasalamento, é interessante que os cães estejam de banho tomado.

Estafa após o cruzamento

Alguns machos poderão, depois do acasalamento, apresentar sinais de estafa.

O ideal é oferecer uma solução de eletrólitos e não dar nenhum tipo de alimento até sua total recuperação.


Neste artigo mostramos um pouco sobre a reprodução dos cães e ciclo reprodutivo das fêmeas, mas ainda temos muito para compartilhar com você. Aguarde os próximos artigos!

Continue nos acompanhando e se tiver alguma dúvida, é só deixar um comentário aqui embaixo para a gente!

 

Neste artigo mostramos um pouco sobre a reprodução dos cães e ciclo reprodutivo das fêmeas, mas ainda temos muito para compartilhar com você. Dá uma olhadinha nos próximos dois artigos desta nossa série especial!

Deixe o seu comentário

Todos os campos marcados com asterisco (*) são de preenchimento obrigatório