O que acontece se meu gato comer a ração do cachorro?
Acredite, essa é uma pergunta frequente durante visita ao veterinário! As rações para cães não são tóxicas para gatos, porém seu consumo por períodos duradouros não será adequado para a saúde dos felinos. As necessidades nutricionais das espécies são distintas. No artigo de hoje, iremos explicar tudo direitinho. Acompanhe! 🐾
Diferença entre as espécies
Os gatos são obrigatoriamente carnívoros, o que significa que precisam de dietas de proteína a base de carne e gorduras animais para saúde e desenvolvimento de seus sistemas.
Já os cães são onívoros, tem uma dieta mais flexível e podem comer carnes e vegetais.
Diferenças entre ração para gatos e cães
Gosto
Gatos não são atraídos pelo gosto doce e tem receptores gustativos diferentes dos cães.
Os gatos têm 470 papilas gustativas enquanto os cães têm 1.700. A título de curiosidade, nós humanos possuímos mais de 9.000!
Geralmente os gatos podem consumir comida canina, mas não as acham apetitosas, já os cães adoram comida de gatos pelo alto teor proteico.
Proteína
Como carnívoros, os gatos exigem altos níveis de proteína.
A maioria das rações para cães possuem entre 18 a 26% de proteína, enquanto para gatos esses níveis estão entre 30 a 34% em rações secas e nas enlatadas com níveis de 40 a 50% de proteína.
Taurina
Gatos, humanos e algumas raças de cães, como o Cocker Spaniel, não tem capacidade de produzir metabolicamente o aminoácido taurina, que deverá estar presente na dieta.
A carência desse aminoácido pode levar ao desenvolvimento de cardiomiopatia dilatada, perda da visão e problemas digestivos. Raramente se adiciona taurina nas rações para cães.
Ácido araquidônico
É um ácido graxo que os gatos não conseguem sintetizar metabolicamente e deve ser adicionado às rações. O baixo consumo leva à alterações hepáticas, renais e dérmicas.
Cães sintetizam esse ácido graxo, portanto, não se suplementa as rações com ele.
Vitamina A
Essa vitamina é essencial na dieta felina e deverá ser suplementada, pois gatos não convertem betacaroteno (provitamina A) dos ingredientes da ração.
Sua carência pode causar:
- Pele de má qualidade
- Fraqueza muscular
- Cegueira noturna
- Fragilidade de todas as mucosas (ocular, digestiva e respiratória)
- Maior susceptibilidade a infecções
- Defeitos teratogênicos em filhotes de mães com carência (fenda palatina, anencéfalos e outras más formações fetais)
Niacina
Outra vitamina essencial para gatos, pois vegetais possuem essa vitamina em forma não disponível aos felinos. Logo, deve ser adicionada às rações.
Sua carência leva à deficiência de proteínas – notadamente do aminoácido triptofano.
Estágio de vida
As exigências nutricionais variam durante a vida dos felinos e devem atender às fases de:
- Crescimento
- Adulta (manutenção)
- Reprodução
- Geriatria
- E condições especiais de saúde (diabete, obesidade, doenças renais, cardíacas
O que acontece se meu gato comer a ração do cachorro?
Concluímos, então, que se seu gato alguma vez comer a ração do cachorro, não terá problema algum, pois não há perigo de intoxicação. Porém, não se deve oferecer ração canina aos felinos como dieta usual.
A melhor maneira de garantir que os gatos compartilhem nossas vidas por muito tempo é oferecer uma dieta saudável e de alta qualidade para nossos bichanos. E, definitivamente, as dietas caninas não são projetadas para isso.
E você, tutor? Tem gato e cachorro em casa? Quem já comeu a ração de quem?
Conte pra gente aqui nos comentários!