Doença da lã, você sabe o que é?
Você já notou seu gatinho comendo coisas que não devia? Lã, borracha, tecidos e outros itens que não eram para ser ingeridos. Isso se chama parorexia, também conhecida como doença da lã, e pode causar alguns probleminhas em nossos bichanos. Ainda bem que há maneiras de se prevenir e reverter este quadro. Entenda melhor!
Doença da lã, parorexia ou pica
Parorexia ou pica, também conhecida como doença da lã, são termos utilizados para descrever o consumo de materiais não comestíveis, que ocorre nos gatos.
Confira as raças que mais sofrem com a parorexia:
Estes animais comem lã como material preferencial, mas poderão consumir outros tipos de tecidos além de borrachas, couro, madeira, plástico, celofane, papel e papelão.
O costume se origina ao redor dos 3 meses de idade ou até mais jovens e podem permanecer por algum tempo. Às vezes o hábito desaparece com a idade.
Conheça os perigos da doença da lã
Infelizmente, muitas dessas substâncias ingeridas não poderão ser digeridas e, portanto, há risco de causar obstrução no estômago e intestino.
Quais os sintomas da doença da lã
Os sintomas podem ser vômitos, diarreias, prisão de ventre e apatia geral, exigindo procedimento cirúrgico para remoção ou manobras de remoção com endoscopia.
Como prevenir e tratar a doença da lã
Ainda bem que há maneiras de tratarmos a parorexia, veja abaixo:
- Isole o material que o gatinho está atacando;
- Ofereça um espaço maior, pois gatos confinados em imóveis pequenos são mais susceptíveis à parorexia;
- Faça enriquecimento ambiental para livrar seu bichano do tédio. Abuse na variedade, ofereça desde prateleiras em diferentes alturas, até arranhadores e outros brinquedinhos;
- Faz parte do enriquecimento ambiental também, dispor pellets de ração em lugares variados na casa, estimulando o instinto caçador do seu gatinho. A diversão é garantida!
- Mude para uma dieta com alto teor de fibra;
- Passe um pouquinho de óleo de eucalipto em locais comumente atacados pelo gato;
- Após consulta com veterinário, pode ser indicado o uso de antidepressivos
Visite regularmente o seu veterinário, pois este hábito pode também ser decorrente de doenças como hipertireoidismo (tumor de tireoide), envenenamento por chumbo, peritonite infecciosa felina, parasitose intestinal, dieta mal balanceada e anemias.
Ufa, ainda bem que há prevenção e tratamento para a doença da lã, né? Em geral, oferecendo uma ótima qualidade de vida e muita distração para os nossos pets, garantimos sempre muita saúde para nossos anjinhos!
Agora nos conte, isso já aconteceu com seu gatinho? Qual a raça ou raça predominante (no caso de SRD)?